quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O Beijo Gelado e o futuro do Brasil

Por Guilherme

Todos lugares violentos no mundo têm algo em comum: famílias desestruturadas, filhos indesejados e falta de cuidado dos pais com seus descendentes. Obviamente, nem toda família desestruturada origina criminosos, mas esse é um fator considerável na formação deles.
        Luiz Fernando Oderich, fundador da associação Brasil Sem Grades, e que perdeu seu filho Max devido à violência urbana que está liquidando com o Brasil, escreveu O Beijo Gelado: paternidade irresponsável, a tragédia brasileira (Sulina, 2005), uma corajosa obra que discute as causas do aumento da criminalidade em nosso país. A partir de dados de pesquisas que relacionam a liberação do aborto e os índices de crimes violentos em algumas cidades dos EUA (já tratamos do assunto aqui, e se você quiser saber mais sobre isso pesquise o trabalho de Steven Levitt), Oderich afirma: a paternidade irresponsável é a culpada por pelo menos a metade dos crimes no Brasil. A ausência de uma figura paterna que zele pela criação e educação das crianças pode encaminhá-las para o mundo do crime.
        Lembrei-me do livro de Oderich ao ler notícias recentes sobre o aumento de homicídios no Brasil. Em um país no qual o planejamento familiar sequer é discutido com seriedade, não é de se espantar que a taxa de homicídios tenha aumentado enormemente, fazendo de nosso território um lugar mais mortal que o Iraque moderno, um paraíso onde a violência virou epidemia.


Leia as notícias sobre a violência no Brasil, aqui, aqui, e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário