quarta-feira, 16 de março de 2011

Amanhã é outro dia, por Ralph W. Emerson

Por Guilherme

Ralph Waldo Emerson é considerado um dos maiores filósofos e ensaístas americanos. Seus pensamentos, publicados nos Ensaios, inspiraram escritores como Henry Thoreau que, com Emerson, tornaram famosa a filosofia transcendentalista.
É fácil encontrar ideias do autor na internet, embora algumas delas, como o pequeno texto "O que é ser bem sucedido", atribuído ao americano, não sejam de sua autoria.
Emerson, assim como Thoreau, dedicava muito de seus escritos à ideia de que os seres humanos devem sempre se "elevar" no sentido moral. Devemos procurar fazer sempre o melhor para nós e para os outros, e desse modo podemos ter uma vida plena. Se as coisas não saírem como planejamos, tudo bem, o que temos que fazer é seguir em frente.

"Termina cada dia e acaba com ele. Fizeste o que pôde ser feito. Sem dúvida alguns tropeços e absurdos se insinuaram; esquece-os o mais rápido possível. Amanhã é um novo dia; começa-o bem e serenamente, e com o espírito elevado demais para atrapalhar-se com tuas antigas tolices."
Ralph W. Emerson

Nenhum comentário:

Postar um comentário