sexta-feira, 1 de abril de 2011

... and the moon rose over an open field

Por Guilherme

Sou fã do rock clássico, daquele que tem uma mensagem interessante, uma letra elaborada, e não agride os ouvidos de ninguém. Comecei a admirar esse tipo de música quando ganhei A Collection of Great Dance Songs, meu primeiro CD do Pink Floyd, e passei a me interessar por artistas daquela época. Creio que sou uma pessoa de sorte nesse aspecto, pois não é todo mundo que tem o privilégio de ouvir Pink Floyd, Dire Straits e Creedence quando está no início da adolescência. E foi nessa época que conheci também Simon & Garfunkel, uma dupla de cantores americanos que não se enquadra propriamente como de roqueiros, mas que produziu algumas das melhores músicas das décadas de 60 e 70. De fato, o “cérebro” da dupla era Paul Simon, responsável pelas letras e melodia das canções, magistralmente entoadas por Art Garfunkel.
      Entre todos os músicos que já ouvi, não há nenhum que escreva melhor que Paul Simon. Dificilmente encontramos letras ruins da autoria dele. Boa parte de sua obra gira em torno de temas como a solidão, a melancolia e a tristeza. Suas melodias, muito bem trabalhadas, fazem com que mesmo as músicas mais tristes soem agradáveis. A harmonia vocal dos dois também impressiona, a ponto de fãs dizerem que comprariam um álbum da dupla mesmo se Simon e Garfunkel recitassem a lista telefônica juntos, com o acompanhamento de um violão.
      Se você não conhece os principais sucessos dos dois, e mesmo que conheça, vale a pena passar alguns minutos ouvindo suas obras-primas.

The Sound of Silence


America


The 59th Street Bridge Song (Feelin' Groovy)



The Boxer


Mrs. Robinson


Bridge Over Troubled Water


Cecilia

2 comentários:

  1. Opa!, Simon & Garfunkel é joia! Tem até umas mais baladeiras e inspiradas em outras culturas como "Cecília" e "El Condor Pasa" (sim, a famosa!). Também sempre fui muito bem apresentado ao rock clássico desde piá, mas não foram muitas bandas do estilo que me agradaram. O legal dos três CDs e coletâneas que já tive de S&Garfunkel é que, ao mencioná-los, o pessoal sempre dizia que "eu é que não vou escutar essas músicas de veio!"; Mas foi só emprestá-los e, até hoje, ainda brigo para conseguir recuperar pelo menos um dos discos (exatamente o que ocorre quando menciono Roy Orbison).

    J.Cataclism

    ResponderExcluir
  2. Os clássicos do rock são todos muito bons. Quem conhece música e sabe o que significa ritmo, melodia, letra e todos os elementos que compõem uma partitura. Parabéns pelo bom gosto.
    Abraço.

    ResponderExcluir