quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ter sucesso é mais importante do que podemos imaginar

Por Guilherme

Rir muito e com frequência; ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza; encontrar o melhor nos outros; dar o melhor de si; deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma criança saudável, um canteiro de jardim ou por uma condição social redimida; saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu. Isso é ter tido sucesso.”
                                   
        A passagem acima, largamente disseminada na internet, é atribuída erroneamente ao filósofo americano Ralph W. Emerson. O texto é uma variação de um poema escrito por Bessie Anderson Stanley, no começo do século XX, cerca de 20 anos depois da morte de Emerson, para um concurso promovido por uma revista americana.
        Gosto de pensar que, se vivo, Emerson endossaria as palavras de Bessie. O filósofo era um homem simples, que considerava as boas realizações da vida de alguém o maior sucesso possível.
        Estamos em época de Natal, muitos se preocupam com os presentes que terão que dar, e anseiam receber outros. Obviamente, isso também é importante, é parte da cultura natalina. Mas poderíamos aproveitar a época e estender nossas reflexões sobre nossa vida, sobre o que podemos fazer dela, e sobre o quanto nosso sucesso (do tipo descrito nas palavras de Bessy Stanley) pode ser importante para nós e para os outros.

Um comentário:

  1. Não conhecia este parágrafo; Muito legal! Com ideia praticamente completa.

    Valeu!

    J.Cataclism

    ResponderExcluir