segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

André Comte-Sponville, sobre a importância dos livros

Por Guilherme

A obra  O Amor a Solidão (Martins Fontes, 2006) é composta por três entrevistas do filósofo francês André Comte-Sponville. Nelas, o autor fala sobre o amor, a felicidade, a morte, a filosofia e, claro, os livros. Quando questionado sobre a influência dos livros na vida de uma pessoa, ele declarou:

"Claro que um livro pode mudar uma vida! É inclusive sob essa única condição que, de fato, vale a pena ser lido ou ser escrito. (...) Um belo livro deve portanto nos desesperar dos livros também. É o mais lindo presente que alguns grandes escritores me fizeram: eles me libertaram deles libertando-me de mim, ou me libertaram de mim, pelo menos um pouco, libertando-me deles... Sabe, quando o mar se retira na maré baixa e caminhamos ao longo da praia: aquela doçura súbita, aquela tranquilidade, aquela liberdade... Até parece que algo de nós se foi com ele, lá longe, nos deixou, e isso cria como que uma nova paz, uma nova leveza. A gente respira melhor. Anda melhor. Como a praia é grande! Como o céu é bonito! Estou nesse ponto: leio cada vez menos; passeio, descalço, na areia... Enfim, tento, e só gosto dos livros que me ajudam a fazê-lo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário