sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Colapso

Por Guilherme

      O geógrafo e biólogo Jared Diamond é um dos cientistas mais influentes da atualidade. Em seu livro mais famoso, Armas, Germes e Aço (Record, 2006), o autor mostrou que a evolução das sociedades humanas resultou de fatores geográficos e ambientais que facilitaram o desenvolvimento da agricultura, a domesticação de animais e a estabilização de grandes grupos humanos, ao invés de diferenças genéticas ou intelectuais entre os povos.
      Em Colapso: como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso (Record, 2009), Diamond analisa como sociedades humanas, até então bem estabelecidas, podem ruir. A obra, densa como a anterior, inicia com uma análise da situação do estado americano de Montana, outrora um dos mais ricos dos Estados Unidos devido à mineração, por décadas a principal atividade econômica do estado. Hoje, Montana é um dos estados com piores índices econômicos e, ironicamente, a culpa é da exploração de minerais. Com ela, os recursos ficaram escassos, os solos empobrecidos e os rios, poluídos. As empresas mineradoras saíram de Montana, não pagaram as devidas multas pelos danos causados, e deixaram o estado à beira de um colapso ambiental. De acordo com Diamond, a falta de responsabilidade com relação ao uso dos recursos naturais é um dos fatores que conduz uma sociedade à ruína. No caso de Montana, o colapso parece mais distante porque o estado faz parte de um sistema econômico relativamente sólido e, por isso, não está isolado com seus problemas.
      O livro segue com uma análise muito interessante sobre o colapso de sociedades famosas e tradicionais, como a da Ilha de Páscoa, os maias e os vikings. Depois, são apresentados casos contemporâneos, como a tragédia de Ruanda em 1994, desencadeada, argumenta Diamond, pelo fato de existirem muitas pessoas disputando parcos recursos. A introdução de espécies exóticas na Austrália, e a consequente extinção de animais locais, além de danos ambientais incalculáveis provocados por coelhos e raposas vindos da Europa, também é tema de Colapso. A gigante China é citada como exemplo de mau uso da natureza, que causou níveis de poluição no ar, água e solo poucas vezes vistos no planeta.
      Os últimos três capítulos discutem como as pessoas podem ser tão relapsas em relação ao ambiente, a ponto de sociedades inteiras entrarem em colapso por causa disso. Diamond pergunta: “Por que algumas sociedades tomam decisões tão desastrosas?”, e as respostas para isso são tremendamente simples e desconcertantes. O autor confia no papel das grandes empresas para salvar o meio ambiente, e trata dessa questão em um capítulo inteiro. No final, Diamond traz uma mensagem de “esperança realista” sobre a situação do mundo hoje, e traça algumas ideias do que pode ocorrer no futuro se continuarmos agindo como estamos hoje ou, como esperamos, se nossa sociedade tomar um rumo melhor.
      Colapso é leitura obrigatória para os amantes de história, e deveria ser também para os políticos e demais tomadores de decisão. A velha máxima de que devemos estudar o passado para não repetir os erros que cometemos nunca foi tão bem aplicada.

OBS: Diamond escreveu um artigo sobre a relação das empresas com o meio ambiente. O texto foi publicado na revista Veja, no final de 2009, e é um bom resumo do capítulo de Colapso que trata do mesmo tema. O artigo pode ser acessado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário