quarta-feira, 9 de março de 2011

As dúvidas de Darwin

Por Guilherme

O naturalista inglês Charles Darwin publicou seu mais famoso livro, A Origem das Espécies, no ano de 1859. Suas ideias sobre seleção natural, no entanto, estavam organizadas em sua mente há vários anos, mas Darwin postergou a publicação de sua obra por temer a reação de seus conterrâneos, que não aceitariam uma ideia que tratasse da modificação dos seres vivos por meios naturais, sem a ajuda de uma força superior. O receio do cientista era tanto que ele comparou a publicação de A Origem das Espécies à confissão de um crime.
Em Darwin: a vida de um evolucionista atormentado (Geração Editorial, 1996), Adrian Desmond e James Moore mostram que a vida de Darwin sempre foi cheia de dúvidas. Uma das que mais tirava seu sono era bem comum, e parece atemporal: o casamento. Segundo Desmond e Moore, o solitário Darwin procurava conselhos sobre o matrimônio e, angustiado, pegou um pedaço de papel e começou a preenchê-lo com os prós e contras de se casar.

Casar:
Filhos – (se Deus quiser) – companheira constante (e amiga na velhice) (...) – lar, e alguém para cuidar da casa – charmes da música e da tagarelice feminina – essas coisas boas para a saúde de alguém – mas terrível perda de tempo.
Meu Deus, é intolerável pensar em passar a vida inteira, como uma abelha assexuada, trabalhando, trabalhando e no fim das contas, nada – não, não vai ser – imagine viver o dia inteiro solitariamente em uma fumarenta e suja casa de Londres – apenas retrate para si mesmo uma esposa bela e doce em um sofá com um bom fogo e livros, e talvez música – (...)

Não casar:
Liberdade para ir aonde quiser – (...) – conversa de homens inteligentes em clubes – não ser forçado a visitar parentes e a se curvar para qualquer insignificância – ter a despesa e a ansiedade dos filhos – talvez brigas – perda de tempo – não poder ler à noite – gordura e ociosidade – ansiedade e responsabilidade – menos dinheiro para livros e etc. – se muitos filhos, forçado a ganhar o pão (mas é muito mau para a saúde trabalhar demais).
Talvez a minha esposa não goste de Londres; então a sentença é banimento e degradação em um tolo ocioso e indolente.

Darwin pesou os prós e contras e resolveu se casar. Gostou tanto da ideia que teve dez filhos com sua esposa (e prima) Emma. Ambos tinham uma idade avançada para um casamento na época (Darwin tinha 29 anos e Emma, 30), mas o enlace foi bem sucedido. Foram casados por 43 anos, até a morte de Darwin, em 1882.

Um comentário:

  1. Hehehehe dá-lhe Darwin! Hoje em dia talvez não seja mais nem aconselhável fazer essas listas; Chega a ser covardia.

    :-)
    J.Cataclism

    ResponderExcluir