quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cuidar bem da própria vida é o primeiro passo para conservar o ambiente

Por Guilherme


Nunca a temática ambiental esteve tanto em discussão como nos últimos anos. Assuntos como o aquecimento global, a poluição das águas e do ar, e o desaparecimento de espécies podem ser encontrados diariamente em qualquer meio de comunicação. E, se esses temas estão em destaque, é porque os seres humanos continuam absolutamente relapsos em relação ao meio ambiente.
        Na verdade, creio que os problemas ambientais se originam porque as pessoas não costumam prestar a atenção devida nem às suas próprias vidas. Poucos se dão ao trabalho de refletir sobre suas condutas diárias e sobre o que têm feito para viver melhor. E se alguém vive sem dar importância sequer à sua vida e ao que ocorre ao seu redor, não devemos esperar que esse indivíduo tenha qualquer grau de consciência ecológica. Há um pensamento do escritor americano Robert Pirsig, em seu romance Zen e Arte da Manutenção de Motocicletas, que diz algo nesse sentido. Durante uma conversa com seu filho, sobre como levar uma vida feliz e organizada, o protagonista aconselha: “Você, além disso, precisa levar uma vida ordenada. É sua maneira de viver que o predispõe a evitar as ciladas e a observar os fatos certos. Você quer saber como se pinta um quadro perfeito? É fácil. Seja perfeito, e depois pinte, naturalmente. É assim que fazem os especialistas. Pintar um quadro ou consertar uma motocicleta não são atividades isoladas do resto de sua vida.” Cuidar do ambiente a nossa volta também não é uma atividade isolada do resto de nossas vidas, e o modo como fazemos isso nos diz tudo sobre que tipo de pessoas somos.
        Respeitar o meio ambiente é, antes de tudo, saber cuidar de si mesmo. A partir do momento em que alguém realmente reflete sobre o modo como vive, atitudes como a de jogar um papel ou quebrar uma garrafa na rua se tornam inaceitáveis. Assim, no interior de cada pessoa está o caminho para a mudança. Pirsig também escreveu sobre isso: “Para melhorar o mundo, devemos começar pelo nosso coração, nossa cabeça e nossas mãos, e depois partir para o exterior.”

OBS: parece repetitivo postar novamente algo sobre as lições de Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas. No entanto, o desrespeito entre as pessoas e delas com meio ambiente é algo que, de tão repetitivo, se tornou banal. No momento em que aceitarmos que cada indivíduo pode viver de qualquer jeito, e não exigirmos nada das pessoas, poderemos mudar o modo como nos denominamos. Humanidade, desse jeito, não servirá mais para nós.

Um comentário:

  1. "Respeitar o meio ambiente é, antes de tudo, saber cuidar de si mesmo.".

    Aí é que mora o perigo: o pessoal gosta e se dedica tanto a se meter nas "falhas" da vida alheia, que acaba esquecendo de cuidar da sua própria.

    :-/

    J.Cataclism

    ResponderExcluir