quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ciência com literatura

Por Guilherme

Já publicamos alguns posts sobre livros que tratam de temas científicos. No entanto, ainda não falamos de Stephen Jay Gould, zoólogo e professor americano que faleceu em 2002. Gould foi um dos mais brilhantes escritores entre os cientistas, cujos escritos conseguiam transmitir ideias complexas aos leitores de uma maneira direta, eficaz e divertida. Seus livros são ricos em informação sobre uma grande variedade de temas, desde assuntos propriamente científicos, como os caracóis (focos de estudo acadêmico do autor) e a evolução dos seres vivos, até temas literários e poesia.
        Gould tinha uma grande facilidade em relacionar assuntos aparentemente tão distantes como passagens bíblicas e a vida das bactérias, assim como podia mostrar que não existe muita semelhança onde ela parece ocorrer, como no caso do filme Frankenstein, com Boris Karloff, quando comparado ao livro original de Mary Shelley. Seu grande conhecimento literário ficava evidente em suas citações de poetas e autores clássicos, sempre dentro do contexto de seu ensaio. A única crítica feita à obra de Gould diz respeito às suas ideias sobre darwinismo e evolução, muitas vezes equivocadas.
Alguns dos livros de Gould foram publicados no Brasil, e eles compilam seus principais ensaios publicados na revista Natural History. Os mais interessantes, na minha opinião, são: O Sorriso do Flamingo (Martins Fontes, 1990), O Polegar do Panda (Martins Fontes, 2004), Dinossauro no Palheiro (Companhia das Letras, 1997) e A Montanha de Moluscos de Leonardo da Vinci (Companhia das Letras, 2003). Apesar de a maioria dos textos tratar de ideias e conceitos científicos, a obra do zoólogo americano proporciona ao leitor leigo em ciência a sensação de que ele está em contato com uma das mentes mais brilhantes das últimas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário