domingo, 4 de setembro de 2011

O Sol é Para Todos


Por Guilherme

Jean Louise Finch é uma menina que vive no sul dos Estados Unidos em uma época conturbada, em que brancos e negros não compartilham dos mesmos direitos e das mesmas possibilidades de ascensão social. Seu pai, Atticus, é um advogado conhecido por sua postura ética e pelo seu grande conhecimento. Seu irmão mais velho, Jeremy, é o companheiro de Scout (nome pelo qual Jean Louise é conhecida) nas brincadeiras e idas a escola, e seu maior confidente.
      A vida de Scout muda a partir do momento em que seu pai decide defender Tom Robinson, um cidadão negro acusado de ter estuprado Mayella Ewell, jovem que pertence a uma família com um grande histórico de problemas, a começar pelo mau comportamento do patriarca, Bob, um alcoólatra que gasta todo o dinheiro que recebe do governo para manter seu vício. Mayella afirma que Robinson a estuprou, embora não existam provas disso, e há forte suspeita de que a história é uma armação para condenar o homem à prisão.
      Atticus tem certeza de que Robinson é inocente, mas precisa ser muito articulado e convincente para conseguir a liberdade do homem. A situação do advogado é mais complicada porque seus conterrâneos são, em sua maioria, pessoas preconceituosas, que consideram negros como pessoas inferiores e perigosas. O julgamento parece fadado ao fracasso, mas Atticus sabe que deve lutar pela absolvição de Robinson, que significaria muito mais do que a liberdade para um homem negro, mas a certeza de que a justiça é realmente imparcial, e considera os interesses de todas as pessoas da mesma maneira.
      A história de Scout e de seu pai Atticus em busca da liberdade para Robinson é narrada pela americana Harper Lee em O Sol é Para Todos (José Olympio, 2006), considerada uma das grandes obras da literatura americana contemporânea, e que originou um filme de mesmo nome. O Sol é Para Todos vai além da narrativa histórica e social americana. É uma obra que nos faz pensar sobre porque é difícil, mas necessário, agir eticamente sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário