segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O Fracasso da Educação Ambiental (e o que podemos fazer para mudar isso)

Por Guilherme

Estou lendo The Failure of Environmental Education (and how we can fix it), de Charles Saylan e Daniel Blumstein (University of California Press, 2011, sem tradução para o português), um livro que traz ideias muito boas sobre o que pode ser feito para que as pessoas tornem-se realmente conscientes sobre os problemas socioambientais que nos ameaçam.
        Os autores partem da ideia que a educação ambiental, da maneira como é atualmente concebida, não tem oferecido resultados significativos porque não consegue provocar mudanças suficientes na percepção das pessoas.
O melhor da obra é que ela não foca apenas na abordagem ambiental em disciplinas de ciências. Para que seja consciente em relação ao meio ambiente, um indivíduo precisa, antes de qualquer outra coisa, ser um bom cidadão, saber que existem regras para a vida em sociedade, saber que ele possui deveres em relação às outras pessoas, e parte desses deveres inclui a responsabilidade ambiental. As escolas, segundo Saylan e Blumstein, deveriam discutir questões de cidadania, respeito e responsabilidade com os alunos. Recebemos toneladas de informação sobre os danos que causamos ao meio ambiente, mas se não agirmos de maneira correta e sensata, nosso conhecimento será absolutamente inútil.
Outro detalhe sobre a atuação das escolas, e das políticas educacionais: os governos parecem importar-se em demasia com índices (como temos visto no Brasil) e não discutem a qualidade da educação. Os autores escrevem que, enquanto os índices de analfabetismo estão diminuindo no mundo inteiro, poucos se preocupam com o analfabetismo funcional, ou seja, a incapacidade de alguém entender aquilo que está lendo. Quem vive o dia-a-dia das escolas (e, infelizmente, das universidades) no Brasil sabe que esse é um problema gravíssimo aqui. O analfabetismo funcional é outro inimigo, não só do meio ambiente, como da boa vida em sociedade.
      The Failure of Environmental Education destaca também que podemos buscar outra orientação para nossas vidas, algo como uma mudança na nossa visão de mundo. O conceito de sucesso está atrelado a isso. Hoje, pessoas bem sucedidas são empresários e outras que possuem gordas contas bancárias, grandes posses de terra e um patrimônio material de vulto. Saylan e Blumstein citam Thomas Jefferson, que dizia que o sucesso não estava relacionado ao dinheiro, mas se baseava na contribuição e na participação do indivíduo na sociedade.

Para conhecer mais sobre os tópicos discutidos no livro, leia a entrevista de Charles Sayan (na qual ele diz que o termo ambientalismo deveria ser substituído por cidadania responsável) e visite o blog de Daniel Blumstein.
      The Failure of Environmental Education (and how we can fix it) pode ser adquirido na versão ebook em livrarias virtuais brasileiras.

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