segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Quebra de Confiança

Por Natália

Myron Bolitar é um empresário de atletas iniciante no ramo. Ele vê em Christian Steele, um jovem jogador de futebol americano, a oportunidade para se lançar no mercado e conquistar outros atletas para sua agência. Christian, um rapaz bonito, talentoso e simpático, tem tudo para dar certo – mas sua carreira começa a ser ameaçada por um mistério perturbador.
        Há um ano e meio, a noiva de Christian, Kathy Culver, desapareceu do campus da universidade sem deixar muitas pistas. Agora, com o caso já arquivado e caindo no esquecimento do público, Christian recebe uma revista pornográfica que traz uma foto de Kathy num anúncio de tele-sexo e atende uma ligação que parece ter sido feita por ela. Para completar o caso, três dias antes o pai de Kathy foi assassinado no que parece ter sido uma tentativa de assalto.
        Preocupado com seu promissor atleta, Myron Bolitar decide investigar o caso e passa a conversar com pessoas que conheciam Kathy e podem tê-la visto pouco antes de seu desaparecimento. Além disso, segue pequenas pistas deixadas nos locais onde ela foi vista antes de sumir. Com a ajuda de seu amigo Win, um ricaço treinado nas artes marciais, e de sua ex-namorada, a irmã de Kathy, Myron começa a pensar que o sumiço da jovem e o assassinato de seu pai podem estar ligados – e que muita gente está envolvida de alguma forma nesse mistério.
Quebra de Confiança (Arqueiro, 2011), de Harlan Coben, é um romance policial cheio de reviravoltas e de pequenos mistérios – daqueles que aparecem no final de cada capítulo e não deixam o leitor largar a obra. A cada nova descoberta do “detetive” Myron, muitas delas de impressionar, o leitor vai sendo transportado para uma trama complexa, em que a quebra de confiança é, ainda, o menor dos crimes cometidos. Sem dúvida, é uma história que não pode ser ignorada por fãs do gênero policial ou de suspense, assim como as demais obras de Coben (uma delas, Cilada, já foi resenhada pelo blog – veja aqui). Quebra de Confiança é um livro tão instigante que faz com que o leitor se esqueça de outras tarefas para continuar a lê-lo. Não costumo usar primeira pessoa aqui no blog, mas este livro me fez ficar acordada até as 4 horas da madrugada, lutando com bravura contra o sono, e terminar de lê-lo em menos de um dia. É certamente uma grande obra policial contemporânea.

7 comentários:

  1. O enredo, digamos assim, não me atrairia, apesar de eu gostar MUITO dessas tramas policiais. Mas, considerando a indicação, e também o fato de que o "Cilada" é muito bom (embora eu não tenha terminado a leitura), já vai outro título para a boa lista.
    :)

    J.Cataclism

    ResponderExcluir
  2. J. Cataclism, "Quebra de Confiança" é melhor do que "Cilada", na minha opinião. O que este post pôde contar é só uma partezinha da história, que é interessantíssima e cheia daquelas reviravoltas que deixam o leitor em estado de "como não pensei nisso antes?". Lendo a orelha da obra, também não esperei muito dela. Depois da leitura, não pude deixar de pensar que este é um daqueles livros que a gente acaba subestimando justamente porque, como o resumo não pode ser muito revelador, acha que a história não deve ser tão legal assim... Sou fã de Harlan Coben, então tenho a tendência de gostar das obras dele mesmo antes de lê-las. De qualquer modo, é um grande livro. Ah, só há um pequeno porém em "Quebra": se o leitor se ofende com um palavreado meio pesado, então melhor evitá-lo! Valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Maravilha!
    Enquanto crio ânimo para voltar ao "Cilada", vou encaixar o "Quebra" antes.

    E achei um tanto mais animadora essa revelação em relação ao palavreado. Ultimamente venho lendo as bonitas obras do Tolstói intercaladas ao "Memórias do Subsolo" (ótima dica daqui do "Página", também!), então esse meio-termo será muito bem-vindo hehehehe.

    J.Cataclis

    ResponderExcluir
  4. desculpem, eu misturei tudo: na mensagem anterior, eu referia-me ao "Histórias da Vida subterrânea", do Charles Bukowski.

    J.Cataclism

    ResponderExcluir
  5. Apenas para aproveitar o tema "thrillers"...
    :-)

    http://wp.clicrbs.com.br/palavraescrita/2012/03/10/elas-sao-de-matar/?topo=87,1,1,,,87

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, J. Cataclism! Não li todas essas autoras citadas pelo blog, mas adoro Agatha Christie, P.D. James (minha favorita) e Ruth Rendell. Valeu pela dica!

      Natália

      Excluir
    2. Ok!

      Eu tenho, pelo 'Palavra Escrita' da Maristela, o mesmo tipo de apreço que pelo 'Página Virada': estou sempre longe de conseguir acompanhar todas leituras que gostaria, mas é certo que as sugestões entram na lista.

      O própria livro dela (um deles, na verdade), "A Culpa é dos Teus Pais", é um policial bem cativante. Tá lá, cheio de páginas marcadas na minha estante, vizinho dos 'locais' deste blog.

      :-)

      Excluir