terça-feira, 6 de março de 2012

Fronteiras do Pensamento 2012

Por Guilherme

O projeto Fronteiras do Pensamento tem trazido a Porto Alegre (São Paulo também está incluída no ciclo de palestras deste ano) um grupo considerável de intelectuais de renome mundial para debater diversos temas, como a economia, a educação, a ciência, o meio ambiente e a literatura. No ano passado, tive a felicidade de acompanhar as apresentações do escritor peruano Mario Vargas Llosa e do filósofo americano Daniel Dennett.
      No próximo dia 26 de abril, o economista Amartya Sen, Prêmio Nobel de Economia em 1998, será o responsável pela palestra inaugural do Fronteiras do Pensamento 2012. Além dele, várias figuras de destaque estarão no salão de atos da UFRGS durante o ano, e destaco duas que admiro há algum tempo: o filósofo inglês Simon Blackburn (falaremos dele em breve aqui no blog), autor de alguns dos mais interessantes livros de divulgação filosófica da atualidade, e o escritor e historiador da ciência Michael Shermer, um americano que tem se destacado na luta contra a superstição e as pseudociências. Shermer é editor da revista Skeptic e também colunista da Scientific American.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site do Fronteiras, clicando aqui. Minha única ressalva é a impossibilidade de se comprar ingressos separados para ver apenas determinadas conferências, o que seria ideal para mim, que não moro em Porto Alegre. Para assistir ao Fronteiras, é necessário adquirir o passaporte que permite acompanhar todas as apresentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário