Por Guilherme
Já estamos em março, e essa pergunta poderia ter sido feita antes. Mesmo assim ela é válida: que livros você está lendo ou pretende ler em 2012?
Minha lista preliminar:
- O Processo, de Franz Kafka (indicação do amigo Luciano Mallmann)
- Lições de um cachorro livre pensante, de Ted Kerasote
- Se um viajante numa noite de inverno, de Italo Calvino (indicação do amigo Marcos Kirst)
- O senhor das moscas, de William Golding
- Uma caminhada na floresta, de Bill Bryson
- O apanhador no campo de centeio, de J. D. Salinger
- Fordlândia, de Greg Grandin
- A grande mortandade, de John Kelly
- O apanhador no campo de centeio, de J. D. Salinger
- Fordlândia, de Greg Grandin
- A grande mortandade, de John Kelly
- Lila, de Robert Pirsig
- Travels with Charley, de John Steinbeck
- The social animal, de David Brooks
- The big questions, de Simon Blackburn
- Paranormality, de Richard Wiseman
- Do they think you’re stupid?, de Julian Baggini
- Should you judge this book by its cover?, de Julian Baggini
Ainda espero o lançamento de Running with the pack, de Mark Rowlands que é, antecipadamente, meu maior desejo de leitura em 2012.
Baita lista, Guilherme!
ResponderExcluirTens meu total incentivo em relação aos do Calvino e do Kafka. "Se Um Viajante..." especialmente, pois eu sempre misturo essa estória àquela d´"O Barão nas Árvores". Li um seguido do outro e me perdi todo depois, mas são excelentes.
A minha lista para "2012" é a mesma atrasada desde meados de outubro: pretendo reler tudo do Calvino e do Dostoiévski, além da trilogia do "Senhor dos Anéis" - assim que terminar as que estou lendo do Tolstói.
Paralelamente, na mesma época, há dicas boas que peguei aqui no blog em relação a thrillers que pretendo ler também.
Isso tudo tem de rolar até i meio do ano. Depois, acho que vou conseguir encarar uma graduação meio exigente, aí literatura por hobby vai perder bastante espaço.
Boas leituras a todos.
:-)
Oi J.Cataclism,
ResponderExcluirNo meu caso, o maior empecilho para ler tudo que desejo é tempo. Minha vida está uma correria, e ultimamente só tenho tirado um tempo para ler antes de dormir.
Mas a pilha de livros está aqui, esperando.
Um abraço
Guilherme
Pois é, todo ano alguns autores povoam minha cabeceira e nem sempre os prestigio. Vou novamente fazer meu mea culpa literário e prometer a mim mesmo que lerei "A Metamorfose" de Kafka e mais Saramago este ano.
ResponderExcluirPontualmente tenho alguns na lista:
- Moonlight Mile, do Dennis Lehane, da série policial dos detetives Kenzie & Genaro;
- Biografias musicais dos Beatles - Bob Spitz - e do Led Zeppelin, e de "Like a Rolling Stone" do Dylan;
- Terminar de ler a trilogia Zuckerman do Philip Roth;
- Sunset Park, do Paul Auster;
- Crime, do Irvine Welsh;
- Under the Banner of Heaven, do Jon Krakauer;
- Dance with Dragons, de George Martin, e
- Down and Out In Paris and London, de Orwell.
É. Já é um começo.
Bom ano de leitura a todos, com os gêneros que forem, e continuem com o blog, estou sempre conferindo. Abraço a todos.
Oi Ricardo,
ResponderExcluirEssa biografia dos Beatles também está nos meus planos desde que a vi pela primeira vez em uma livraria. Perdi uma boa chance de comprá-la pela internet por um preço muito bom, e agora vou esperar mais um pouco.
Do Saramago só li "Ensaio sobre a cegueira", e tenho interesse em outras obras dele. Aliás, tenho lido poucos romances, e alguns dos autores que você citou, como Philip Roth, são também uma ótima opção para os próximos meses.
Um abraço
Guilherme
Paguei bem barato pela biografia, e embora seja um livro grande é confortável de ler. Inicio lembra um pouco a descrição da bio do McCartney que tu tens.
ResponderExcluirRecomendo a leitura do "Fordlandia" que tu citaste. Incrível algo tão grandioso quanto aquele projeto passar despercebido por mim + grande público.
Abraço.
Fico feliz por ter contribuído com ao menos um livro da tua lista, no caso, o Kafka – valeu ter escrito aquele texto. Quanto ao Saramago, li coisas muito boas, entre os quais os melhores me parecem ainda os mais antigos, como O evangelho segundo Jesus Cristo, Memorial do convento e O ano da morte de Ricardo Reis. Dos três, posso dizer que me pareceram simplesmente geniais, sem qualquer exagero.
ResponderExcluirA minha lista para 2012, como a do J. Cataclism, prevê algumas releituras, como de obras de Dostoievski, Rilke e de Niels Lyhne, de Jens Peter Jacobsen, entre outros. Também me aguardam livros de Enrique Vila-Matas, Philip Roth e Carlo Ginzburg; antologias, como dos contos de Pirandello, Primo Levi e a Nova antologia do conto russo, da Editora 34. Espero ainda encontrar tempo para obras de filosofia, como o Pequeno tratado das grandes virtudes, de Comte-Sponville, Walden, de Thoreau, e de crítica literária – Maurice Blanchot e Todorov. Além desses títulos e autores, sugestões são sempre bem-vindas. Aliás, estou terminando Para que serve tudo isso?, de Julian Baggini, resenhado aqui no blog.
Um abraço e boas leituras a todos.
Luciano
Oi Luciano,
ExcluirGrandes dicas literárias!
Tenho grande apreço pelo "Pequeno Tratado das Grandes Virtudes", de Comte-Sponville e, também, por "Walden", de Thoreau. Ambas são obras muito boas, cheias de grandes ideias. Já li Walden duas vezes, e ocasionalmente pego novamente o livro para reler algumas partes que marquei. Vale a pena.
Um abraço
Guilherme