segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Arranhões e Outras Feridas


Sempre que assisto a bons filmes de suspense, como os baseados nos contos de Stephen King, tenho uma mistura de sentimentos que é difícil de descrever. Se, por um lado, o enredo e as reviravoltas da história me surpreendem, por outro fico desconcertado com a crueza com que ela geralmente termina. Você precisa estar com o espírito preparado antes de enfrentar algo assim, especialmente se você for do tipo que adora narrativas que terminem com protagonistas felizes.
   Fui tomado por uma sensação parecida quando li, pela primeira vez, a obra de estreia do professor e escritor gaúcho Cassionei Niches Petry, Arranhões e Outras Feridas (Editora Multifoco, 2012). O título do livro é, em si mesmo, um aviso: não há amenidades nos contos de Cassionei. Vidas que podem se cruzar em situações trágicas, como em Ônibus, mal-entendidos que geram desastres pessoais, como em Lenira, e personagens envolvidos em circunstâncias misteriosas similares àquelas dos contos de King, como em Lá em cima e Casarão – tudo é exposto pelo autor, de maneira bem direta. Sensação de alívio e algumas risadas somente me ocorreram no último conto, Questão de talento, que me pareceu uma referência ao famoso episódio em que uma banda de metal invadiu a rádio Atlântida e, com um sujeito de revólver em punho, exigiu que os programadores trocassem a programação usual pelas canções do CD que a banda havia produzido – um grosseiro protesto, apesar da válida crítica contra o “jabá”, que é, em muitos casos, o que define quem é tocado e quem fica longe das rádios.
   Terminei a segunda leitura de Arranhões recentemente, e senti novamente uma sensação estranha, que alguns chamariam visceral, provocada pela desesperança de algumas histórias. Para mim, esse é um dos grandes méritos do autor, que consegue transmitir com habilidade a atmosfera intranquila de seus contos a quem os lê.
   Recomendo Arranhões e Outras Feridas não somente a quem gosta de contos e está habituado a lê-los. A obra é também indicada a quem gosta de boas leituras, daquelas em que você precisa parar para pensar e absorver o que leu logo depois de terminar a história. Cassionei deve lançar seu segundo livro, Os Óculos de Paula, ainda este ano. A julgar pela qualidade dos contos de Arranhões, a expectativa é grande pela sua próxima obra.

Arranhões e Outras Feridas pode ser adquirido através do site da Livraria Cultura.

3 comentários:

  1. Conheço esse escritor aí. Obrigado, Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. Eu encontrei esse escritor uma vez. Consegui um autógrafo, conversamos um tanto, e saí com muito boa impressão dele. E o trabalho dele é muito bom, muito bom mesmo.

    Grande abraço e parabéns!
    Guilherme

    ResponderExcluir