sábado, 14 de maio de 2011

Uma boa história fora dos livros: Gabriel Knight II - a fera interior

Por Natália

Há algum tempo, o primeiro jogo da série Gabriel Knight foi comentado por este blog (veja aqui). O segundo, Gabriel Knight 2: A Fera Interior (The Beast Within), foi lançado em 1995 e, assim como outros jogos da Sierra dessa época, inovou por ter atores reais interpretando as personagens. Gabriel Knight 2 se passa na Alemanha e, assim como o primeiro volume da série, mistura fatos históricos e acontecimentos fictícios e traz uma trama muito bem elaborada.
No primeiro jogo da série (Gabriel Knight: Sins of the Fathers), Gabriel Knight, que morava em New Orleans (EUA), acaba indo para a África a fim de investigar em detalhes alguns rituais de vodu que poderiam estar associados a uma série de crimes acontecidos em sua cidade nos EUA. Na África, ele conhece seu tio Wolfgang, que morava no castelo da família na Alemanha (na cidade fictícia de Rittersberg). Wolfgang também está investigando o vodu, já que é um Schattenjager (caçador de sombras). Gabriel Knight, que até então achava que era filho de um simples imigrante alemão, descobre que também é um caçador de sombras e que está para sempre envolvido na resolução de mistérios.
            Wolfgang morre na África e Gabriel herda seu castelo e seus bens. Gabriel se muda para Rittersberg, onde continua escrevendo seus livros (ele é dono de uma livraria em New Orleans e escreve livros policiais). Na vila alemã, Gabriel é muito respeitado. Os moradores o procuram para esclarecer suas dúvidas e o seguem como se ele fosse um conselheiro espiritual. Mas, numa noite, ele recebe a visita de vários moradores da localidade e de um casal vindo de Munique.
            O dono da hospedaria local conduz a conversa. Ele apresenta a Gabriel o casal de Munique e explica que a filha deles foi morta por um lobo na semana anterior. Ele diz a Gabriel que este é um caso em que somente um Schattenjager pode ajudar, já que eles acreditam que a menina não foi morta por um lobo qualquer, mas por um lobisomem. Gabriel fica em dúvida, mas aceita ajudar essas pessoas. O casal de Munique cede a ele sua casa e é para lá que ele vai. É aqui que o segundo jogo da série começa. Gabriel passa a investigar os arredores da cidade, e encontra pelos e a pegada de um animal perto da casa da menina morta. Ao levar as amostras para a universidade, descobre que elas não são dos lobos que podem ser encontrados no zoológico de Munique (coincidência ou não, dois lobos haviam fugido desse zoológico dias antes). Gabriel começa a achar que o animal envolvido na morte da menina pode não ser um lobo, e comunica suas preocupações a sua assistente, Grace Nakimura, que cuida da livraria em New Orleans.
            Grace, imaginando que Gabriel precisa de ajuda e convencida de que ele não conseguirá ir muito longe sozinho (ela teve que salvá-lo algumas vezes no primeiro jogo da série), vai para a Alemanha e hospeda-se no castelo em Rittersberg. Ao perceber que o caso que Gabriel investiga tem relação com as lendas locais de lobisomens, Grace passa a ler tudo o que pode sobre o assunto e a fazer perguntas aos moradores. Ao perceber que Grace está envolvida no caso, Gabriel decide afastá-la do “perigo”, e pede que ela investigue alguns aspectos históricos relacionados às lendas de lobisomens. É assim que Grace vai aos museus da região e constata que a vida do rei Ludwig II, da Bavária, pode estar diretamente ligada a essas lendas.
            Grace descobre que Ludwig sofria de alguns problemas comportamentais, que costumava fazer longas cavalgadas à noite, que nutria uma amizade profunda pelo compositor Wagner (o qual se beneficiava disso) e que morreu misteriosamente, possivelmente assassinado. Descobre, também, que Wagner pode ter uma ópera perdida, escrita especialmente a pedido de Ludwig. Grace sente que há relação entre a loucura do rei, a ópera perdida e as lendas de lobisomens. Mais para o final do jogo, Grace reúne pistas que a convencem de que a ópera perdida de Wagner trata de lobisomens e que muitas pessoas acreditavam que o próprio Ludwig fosse um lobisomem! 
            Nesse meio tempo, Gabriel tem contato com um grupo de caça, do qual faz parte o diretor do zoológico de Munique (um dos suspeitos da morte da menina, já que ele é evasivo a respeito da fuga dos lobos do local). Ele vai para uma excursão com esse grupo, e, ao seguir um de seus membros pela mata, o vê comendo restos humanos. Apavorado, Gabriel percebe que esse homem é um lobisomem! À noite, quando a transformação de homem a lobo já deve ter acontecido, Gabriel resolve caçar o lobisomem. Só que, antes de conseguir dar o tiro que mata o animal, Gabriel é mordido. Agora, ele precisa lutar para escapar dessa maldição.
            Gabriel Knight 2: A Fera Interior vale pela história bem estruturada, pelos enigmas que exigem soluções complexas e inteligentes e pelos lugares maravilhosos (como Rothenburg ab der Tauber, a Rittersberg do jogo, Munique, e os arredores de Neuschwanstein) por onde as personagens transitam. Para ter um gostinho do que foi o jogo, aqui está sua cena introdutória.

2 comentários:

  1. Bah!, legal, gostei muito da resenha! Agora, esse video que os caras fizeram... mamma mia! Sorte a minha não ter som, aqui. hehehhe

    Valeu!
    J.Cataclism

    ResponderExcluir
  2. Oi, J. Cataclism,
    O jogo é muito bom, apesar de o vídeo introdutório não passar essa impressão. Como os vídeos são muito pesados (não é à toa que o jogo vinha em 6 CDs), eles acabaram sendo condensados e alguns ficaram meio estranhos mesmo. Aí o pobre do jogador às vezes acabava tendo que inferir muita coisa meio que por conta própria. Mas é um grande jogo - só perde para o terceiro, que em breve será resenhado também.
    Abraço,
    Natália

    ResponderExcluir