segunda-feira, 13 de junho de 2011

A turma da bagunça

Por Guilherme

Para quem se interessa por saber como anda a educação brasileira, é interessante conferir o editorial do Grupo RBS do dia 26 de maio desse ano (veja aqui). Mais interessante do que o texto são os comentários dos leitores sobre o tema. Boa parte desses comentários fala sobre a importância das famílias na educação das crianças brasileiras e, acredito, esse é o ponto mais importante para se fazer uma mudança positiva na educação. Infelizmente, não poderemos almejar grandes avanços educacionais no Brasil enquanto tivermos péssimos pais e mães, que imaginam que é obrigação da escola ensinar aos seus filhos os princípios básicos de respeito, civilidade e convivência em sociedade. Como escrevi em um post anterior, a calamidade nas escolas nada mais é do que um reflexo da ignorância das pessoas na sociedade, e também do abandono das crianças e jovens por seus pais. Pelo jeito, continuaremos a bater nessa mesma tecla por décadas.

2 comentários:

  1. Nosso Governador quer trazer da Coréia do Sul um modelo a implantar na educação no estado. Primeiro: somos um País e não podemos apenas pensar em um rincão isolado. Segundo: iniciar qualquer mudança pelos professores é mais uma vez não ir ás causas dos problemas. Terceiro: nos povos asiáticos a disciplina é a identidade. Quem sabe antes de investir bilhões (ou jogar pelas janelas tais quantias) não comecemos a cumprir regras, rspeitar as leis... Isso poderia começar pelos que hoje estão investidos em cargos públicos como o próprio governador.

    ResponderExcluir
  2. "Segundo: iniciar qualquer mudança pelos professores é mais uma vez não ir ás causas dos problemas. Terceiro: nos povos asiáticos a disciplina é a identidade.".

    Taí: matou a charada.

    J.Cataclism

    ResponderExcluir