segunda-feira, 28 de novembro de 2011

As Ideias de Darwin (2): A Sobrevivência dos Mais Doentes

Por Guilherme

Se a evolução através do processo de seleção natural nos trouxe até aqui, como é possível que ainda sejamos animais sujeitos a inúmeras doenças, e não máquinas biológicas perfeitas? A resposta, de acordo com Sharon Moalem e Jonathan Prince, é que muitas das moléstias que nos afetam atualmente ajudaram a moldar nosso organismo durante nossa caminhada evolutiva.
        Em A Sobrevivência Dos Mais Doentes: um estudo radical das doenças como fator de sobrevivência (Campus, 2007), Moalem e Prince vão além do famoso exemplo da relação entre a distribuição geográfica da malária e a ocorrência de anemia falciforme nas populações humanas desses locais, que parece ser o único caso desse tipo conhecido por autores de livros de biologia do Ensino Médio brasileiro. Apesar de a clássica relação entre malária e anemia falciforme também ser tratada na obra, outros temas médicos e biológicos são discutidos. O espirro, por exemplo, é uma espécie de mecanismo de defesa humano mas, acima de tudo, uma estratégia viral de propagação. Desse modo, as duas estratégias evoluíram em conjunto. Nós, espirrando, e os vírus se aproveitando disso para atingir outro organismo. O sistema de reprodução e dispersão do terrível verme-da-Guiné, a distribuição de pelos no corpo humano, a variação na tolerância ao álcool entre diferentes grupos humanos, o aparecimento do câncer e a morte, entre outros, são assuntos presentes o livro.
        A Sobrevivência Dos Mais Doentes é uma obra de leitura fácil e de conteúdo esclarecedor. Tratando das doenças sob um enfoque evolucionista, Moalem e Prince nos mostram como as ideias de Darwin se estenderam muito além daquilo que o próprio cientista inglês imaginava quando publicou A Origem Das Espécies. É impossível entender qualquer tema biológico sem discutir a evolução dos organismos vivos. Moalem e Prince escrevem: “a evolução não acabou – está ao nosso redor, ocorre o tempo todo.” Por isso, entender os mecanismos básicos da biologia evolucionista não significa apenas saber como chegamos até aqui, mas nos permite elaborar algumas previsões sobre o que pode acontecer conosco em breve.

As Ideias de Darwin é uma seção do Página Virada que discute livros inspirados nas ideias evolucionistas do naturalista inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário