sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ótimas leituras para o final de semana

Por Guilherme

- Gilmar Marcílio escreveu Lições Para Viver Mal, um texto no qual descreve um homem rico que parece não aproveitar da boa condição financeira para viver mais agradavelmente. O texto traduz perfeitamente como são e como pensam alguns dos cidadãos da serra gaúcha. Não me lembro de outro texto com uma caracterização tão precisa de nosso povo. Apesar de Marcílio se referir a um cidadão em especial, tomo a coragem de dizer que são milhares deles espalhados por aí. O texto pode ser lido aqui.

- Marcos Kirst publicou no jornal Pioneiro de hoje, dia 25/11, um texto muito interessante sobre mudança individual, responsabilidade, e a lei que proíbe a ingestão de bebidas alcoolicas antes de alguém conduzir um veículo. Rumo à Civilização é o título do artigo de Kirst, e é por esse caminho que precisamos andar, com urgência. O texto pode ser lido aqui.

- Falando em civilização (ou da falta dela), Daniel Blumstein discute uma notícia bizarra: uma mulher utilizou spray de pimenta contra outros consumidores em uma loja americana porque queria chegar mais rápido aos produtos, espantar os “concorrentes”, e conseguir aproveitar as promoções da chamada Black Friday. Resultado da brincadeira: 20 pessoas com dor de garganta e irritação na pele e nos olhos. Perdemos nosso compasso moral, diz Blumstein, e ele está cheio de razão. O texto (em inglês) pode ser lido aqui.

- Luciano Mallmann, em seu blog Contemplações; Improvisos, traz várias passagens de Literatura em Perigo, obra de Tzvetan Todorov sobre os livros. As citações são muito interessantes, e nos mostram que os livros têm um grande poder de mudar as pessoas. O texto pode ser lido aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário