Por Guilherme
“Se você não existisse, que falta faria?” é a pergunta que ilustra a capa de O Que a Vida Me Ensinou – Viver Em Paz Para Morrer Em Paz (Editoras Saraiva e Versar, 2011), do filósofo brasileiro Mario Sergio Cortella. Assim como as obras anteriores de Cortella, O Que a Vida Me Ensinou é uma coletânea de pequenos artigos que tratam de nossas questões fundamentais, ou seja, de amor, ética, felicidade, da busca de sentido nas coisas que fazemos, de nossos relacionamentos e da maneira como conduzimos nossas vidas.
Cortella escreve de um jeito simples, direto, direcionado para o público leigo em filosofia, sem por isso perder o rigor em sua argumentação ou a objetividade de suas ideias. Seus textos fluem naturalmente a partir de constatações cotidianas ou até da discussão sobre a etimologia de uma palavra. As poucas páginas de cada artigo do filósofo são suficientes para nos fazer parar e pensar por alguns momentos sobre os temas que ele escreve, e como eles se aplicam a nós mesmos. E o artigo que contém a frase da capa do livro é um dos mais inspiradores entre os quase 20 textos da obra.
“Se você não existisse, que falta faria?” – se você nunca pensou a respeito da resposta que daria a essa pergunta, talvez seja hora de começar a refletir um pouco mais sobre sua vida e sobre as coisas que você tem feito (ou deixado de fazer).
Nenhum comentário:
Postar um comentário