segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A Cidade do Sol

Por Natália

Mariam tem pouco mais de 30 anos, pouca instrução e nenhum momento de lazer, é casada com Rashid, um sapateiro cerca de 15 anos mais velho do que ela, e vive de servir ao marido, sem poder sair da precária casa em que vivem. Laila tem cerca de 15 anos, nasceu numa família que valoriza a educação e o conhecimento, é apaixonada pelo melhor amigo, Tariq, e sofre com o fato de os irmãos mais velhos estarem na guerra e a mãe estar entrando em profunda depressão por conta disso.
        O destino dessas duas mulheres afegãs se entrelaça quando uma explosão mata os pais de Laila e ela se vê sozinha no mundo. Rashid aproveita-se disso – e também do fato de que Laila guarda um terrível segredo – para casar-se com ela à força. Agora, Laila e Mariam são esposas do mesmo homem e têm de dividir o espaço e as tarefas. Donas de personalidades muito diferentes, têm de aprender a conviver. As duas acabam tornando-se aliadas para rebelar-se contra a tirania de Rashid, que as mantêm praticamente em cárcere privado. Porém, voltar-se contra um homem, no Afeganistão, não é algo visto com bons olhos.
A Cidade do Sol (Nova Fronteira, 2007), de Khaled Hosseini, segue o estilo de O Caçador de Pipas, o primeiro livro desse autor. Com várias passagens dramáticas que podem levar o leitor às lágrimas, a obra proporciona uma viagem ao Afeganistão, dada a riqueza das descrições dos lugares, dos costumes e das pessoas. É uma história encantadora e, ao mesmo tempo, triste. É impossível que as leitoras brasileiras (e ocidentais, de modo geral) não se ponham no lugar de Mariam e Laila e não se sintam agradecidas por terem nascido numa sociedade que não obriga as mulheres a serem meras sombras (às vezes escravas) de seus maridos.

2 comentários:

  1. Muito legal! Não li o livro, mas gostei das informações. Especialmente porque gostei - muito! - d´"O Caçador".

    J.Cataclism

    ResponderExcluir
  2. J. Cataclism, o livro é muito bom... Mas talvez não seja recomendado para quem sofreu demais com O Caçador de Pipas, que sem dúvida é também uma obra magnífica. Hosseini sabe caprichar no drama, e talvez seja justamente isso que torne seus livros encantadores. De qualquer forma, se O Caçador te agradou, A Cidade do Sol provavelmente fará o mesmo. Obrigada pelo comentário!
    Natália

    ResponderExcluir