quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Você Pensa o Que Acha Que Pensa?

Por Guilherme

Humanos são animais cheios de contradições. Alguns afirmam gostar de animais não-humanos e defendê-los, mas consomem carne, que é proveniente de animais que passaram uma vida inteira de sofrimento e exploração (sou desses, admito, e tenho diminuído minha cota de carne). Outros não perdem a chance de invocar o nome de Deus em qualquer situação, mas são pessoas de caráter extremamente duvidoso que só almejam o sucesso financeiro próprio, não importa o que tenham que fazer para alcançá-lo. Há também quem defenda a ideia de que cada um é senhor de sua própria vida, mas se posicione contra a eutanásia voluntária.
        Pois bem, seja você uma pessoa de poucas contradições, ou um poço delas, mas que gosta de entender porque você pensa o que pensa e de avaliar como suas atitudes se relacionam com seus argumentos, dê uma olhada em Você Pensa o Que Acha Que Pensa? – um check-up filosófico, de Julian Baggini e Jeremy Stangroom (Zahar, 2010), um pequena obra que contém diversos testes que nos mostram o quão contraditórios podemos ser, mesmo quando fazemos coisas cotidianas e discutimos assuntos simples.
        Escrevendo sobre a lógica (os autores vão além de proposições como todos os homens são mortais – Sócrates é homem – portanto Sócrates é mortal), a ética e a liberdade, Baggini e Stangroom fizeram um livro adequado para quem não tem muita intimidade com temas filosóficos complexos. O primeiro dos doze capítulos, O Check-up Filosófico, traz 30 afirmações para que as avaliemos, concordando ou discordando delas. A partir disso, começamos a identificar algumas tensões na nossa argumentação, e os autores nos explicam quais são as contradições presentes em nossas respostas.
        Clint Eastwood certa vez disse que “opinião é que nem bunda: cada um tem uma.” Ele estava certo. E assim como se pode trabalhar a região glútea para que fique com uma aparência melhor, pode-se trabalhar também a massa encefálica para que sejamos mais sensatos naquilo que dizemos e, principalmente, fazemos.

4 comentários:

  1. Guilherme,
    gostei da sugestão. A temática das contradições sempre me foi muito cara. Quanto aos hábitos alimentares, desde que li A vida dos animais, de Coetzee, nunca mais tive tranquilidade ao comer carne. E essa é apenas uma das questões.
    Abraço.
    Luciano

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciano,

    Também considero "A vida dos animais" do Coetzee uma das leituras que me influenciaram a pensar na questão dos animais de maneira diferente. Além dela, gosto muito do que Peter Singer escreve sobre o tema, e "Comer animais" de Jonathan Safran Foer é outra leitura recomendada. Em breve trataremos aqui de "Ética & Animais: um guia de argumentação filosófica", do filósofo brasileiro Carlos Naconecy, outra obra muito importante sobre o assunto.

    Um abraço
    Guilherme

    ResponderExcluir
  3. Falando em o que penso ou compartilho, por acaso vocês não têm algum link ou página no facebook, têm? Pergunto porque crei uma conta essa semana e, numa busca rápida, por alto, não encontrei. Mas aí era só para eu cadastrar por lá e usar o tal do "assinar". Se não, sigo utilizando essa opção de compartilhar por aqui mesmo, através do facebook, que não deixa de ser bastante prática.
    :-)

    J.Cataclism

    ResponderExcluir
  4. Oi J.Cataclism,

    Não tenho conta no Facebook, por enquanto. Criei recentemente uma conta no Goodreads.com, uma comunidade virtual que permite avaliar livros, resenhá-los e trocar ideias sobre as obras. Vale a pena dar uma olhada lá, nem que seja só para ver a opinião das pessoas sobre determinados livros. Isso é algo que costumo fazer antes de comprar obras de autores que não conheço.

    Um abraço
    Guilherme

    ResponderExcluir