sexta-feira, 9 de março de 2012

As Ideias de Darwin (3): "Vocação: Rebelde"

Por Guilherme

Você tem irmãos ou irmãs? Se a resposta for positiva, há duas outras questões a considerar: Você é o filho mais velho, ou o filho mais novo da família? É o mais conservador ou o mais rebelde?
      Muitos pesquisadores têm elaborado teorias a respeito da diferença de personalidade entre membros da mesma família. Tipo de criação, experiências na infância, herança genética, todos esses aspectos já foram usados para explicar porque pessoas próximas, como irmãos, podem ser tão distintas  quando se considera o seu comportamento.
        Usando os trabalhos de Darwin sobre seleção natural, e de cientistas modernos sobre competição por recursos e investimento parental, o historiador da ciência Frank Sulloway surgiu com uma ideia intrigante: a diferença de personalidade entre irmãos pode ser explicada pela ordem do nascimento.
      Para entender melhor a questão, vamos pensar um pouco sobre uma família de animais não-humanos, e cães selvagens podem fornecer um bom exemplo. Imagine que você seja um filhote da primeira ninhada de sua mãe, e com você nasceram dois ou três irmãos. Você tem toda a atenção de sua mãe, recebe muitos recursos alimentares, é protegido, tem um bom espaço para viver, tem todos os privilégios possíveis de um primogênito. Então, alguns meses após o seu nascimento, sua mãe tem outra ninhada. A coisa complicou para você, pois todo o tratamento VIP recebido vai para seus irmãos mais novos, e isso é fácil de entender: você já está grande, pode conseguir alimento por conta própria, pode se defender e viver muito bem sem o auxílio de sua mãe. A prioridade de recursos deve ser dos filhotes recém nascidos, pois estão mais vulneráveis e precisam de proteção e atenção da mãe. Como cães não costumam reclamar, a vida em matilha segue em frente.
      Sulloway utilizou-se do princípio da competição pelo uso de recursos para elaborar sua teoria sobre a diferença de personalidade. O que está descrito acima, com cães selvagens, vale também para nós, humanos. Por acaso, você nunca viu uma criança fazer birra porque entende que seu irmão recebeu um presente melhor, ou foi beneficiado em algo?
      Um filho primogênito, de acordo com Sulloway, tende a ser mais conservador, pois defende seu status quo de privilegiado. Desse modo, seu pensamento está mais alinhado ao de seus pais, e “mudança” é uma palavra não muito agradável para ele. Por outro lado, o caçula tem que lutar para mudar a dinâmica familiar, conseguindo recursos que antes eram dispensados para seu irmão mais velho. Consequentemente, filhos mais novos têm uma maior tendência à rebeldia e à busca por mudanças.
      A parte mais interessante da história é que a rebeldia e o conservadorismo dos irmãos não se restringem ao ambiente familiar. Frequentemente, pessoas que iniciaram grandes revoluções, como Darwin e Copérnico, e outros pensadores, como Voltaire, são os filhos mais novos da família. Filhos mais velhos, em contraste, tendem a manter posições políticas menos radicais, e a lutar pela manutenção da estrutura social.
      O trabalho de Frank Sulloway sobre a relação entre ordem de nascimento e personalidade está em Vocação: Rebelde (Record, 2000). O livro tem muitas passagens curiosas e instigantes, apesar de algumas partes (especialmente a seção onde o autor descreve os dados) serem um pouco maçantes. Mesmo assim, a leitura é recomendada, principalmente para quem se interessa pelo tema ou trabalha com essas questões.

OBS: Existem muita objeções e contestações ao trabalho de Sulloway. Apesar disso, gosto da ideia dele porque me parece bem familiar. Sou filho primogênito e mais conservador do que minha irmã (aliás, ela gosta muito de ressaltar isso, o que também pode ser um sinal de rebeldia do filho mais novo).

As Ideias de Darwin é uma seção do Página Virada que discute livros inspirados nas ideias evolucionistas do naturalista inglês.

3 comentários:

  1. Gui, se vc não tivesse acrescentado essa observação, eu a escreveria, com certeza! Li teu post pensando que, sim, sou a mais rebelde e vc o mais conservador. E acho que essa classificação se aplica à maioria das duplas de irmãos... Ri muito com teu último comentário! hehehehe Bjo da Nati!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nati,

      Tenho tentado dar uma amenizada no meu conservadorismo em relação a algumas coisas, como música e TV, mas não é fácil. Robert Sapolsky disse que nossos gostos vão se fechando à medida em que vamos crescendo, e é difícil mudar muito as nossas preferências. Creio que ele tem razão nisso.
      Por exemplo: ainda hoje me arrepio quando você põe para tocar as suas famosas "músicas para dançar".

      Bjs
      Gui

      Excluir
  2. Novamente, gostei é da resenha! O tema do livro eu acho interessante, mas quando passa a tratar esse tipo de questão familiar, mais ou menos específica, eu praticamente já desisto: quanto mais eu circulo por aí, mais eu acabo comprovando que nenhum tema relacionado consegue ser enquadrado em algum tipo de "perfil", digamos assim.

    Na minha própria família, relativamente grande, há praticamente mais casos diversos do que pessoas hehehehe.

    Sim, sempre haverá alguma forma de encaixá-los em categorias específicas, mas não consigo me convencer com ideias e conclusões como as que parecem estar nesse livro, INDEPENDENTE da nobre origem que tenham.

    Rebelo-me contra essa pré-concepção. E olha que sou o irmão mais velho.
    :-)

    ResponderExcluir