quinta-feira, 15 de março de 2012

Justiça - o que é fazer a coisa certa

Por Guilherme

Quando o furacão Charley atingiu a Flórida em 2004, muitas pessoas levantaram outras questões além da tradicional “o que vamos fazer agora?”. Subitamente, o preço de produtos básicos, cada vez mais escassos, aumentou em níveis nunca antes vistos. Sacos de gelo que custavam normalmente dois dólares passaram a ser vendidos a dez. Pequenos geradores de energia de 250 dólares eram comercializados a dois mil. Será que o aumento de preços era um reflexo da ganância e do abuso dos vendedores, que se aproveitaram de uma situação de necessidade para lucrar? Ou então o preço alto era um reflexo do valor real dos produtos naquela ocasião, já que o livre mercado tem capacidade de autorregulação e, assim, promove a justiça nas relações comerciais?
         O caso acima é o primeiro a ser abordado pelo filósofo político Michael Sandel em Justiça – o que é fazer a coisa certa (Civilização Brasileira, 2011). Sandel é professor na Universidade de Harvard, e leciona um dos cursos mais concorridos de lá, chamado Justice (clique aqui para acessar o site que disponibiliza aulas de Sandel).
      O curso originou o livro, que é uma grande aula sobre as diversas correntes da filosofia moral. Sandel apresenta teorias como o utilitarismo de Jeremy Bentham e John Stuart Mill, a ideologia libertária do estado mínimo de Robert Nozick, as ideias kantianas de moralidade, o conceito de equidade de John Rawls (com o famoso princípio da posição original) e a justiça de Aristóteles. Além de explicar a base dessas teorias, o autor discute exemplos de sua aplicação, as comenta e expõe suas deficiências.
      Um ponto positivo da obra é a ênfase dada por Sandel a valores como uma vida cívica engajada, comprometida não só com os interesses do próprio indivíduo, mas atenta à existência de outras pessoas. Isso é cidadania. É importante, então, que as pessoas procurem conhecer mais sobre as teorias morais para entender como seu próprio pensamento funciona, e com que tipo de ideia está alinhado. Como escreveu Sandel: “É sempre possível que aprender mais sobre uma doutrina moral ou religiosa nos leve a gostar menos dela. Mas não saberemos enquanto não tentarmos.”

A questão de nosso comprometimento cidadão me faz lembrar uma famosa frase do ex-presidente americano John Kennedy, que sintetiza parte das ideias de Sandel em Justiça:

Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer pelo seu país.

3 comentários:

  1. Este livro está sendo utilizando em minhas aulas de Filosofia Jurídica e estou adorando. Fantástica abordagem do Sandel.
    Lyane Pires

    ResponderExcluir
  2. Oi Lyane,

    Também gostei muito desse livro do Sandel. Na lista de minhas próximas leituras está outro livro dele, "O que o dinheiro não compra", que saiu recentemente no Brasil.

    Um abraço
    Guilherme

    ResponderExcluir
  3. Este livro está sendo utilizado pela minha turma na matéria de Teoria da Constituição, é muito legal, porém cansativo.

    ResponderExcluir