sábado, 3 de março de 2012

Mais de "O Significado das Coisas"

Por Guilherme

Comentei recentemente sobre o livro The Meaning of Things, de A.C. Grayling, uma coleção de ideias filosóficas distribuídas em verbetes e organizadas em três capítulos. Um dos capítulos trata das “falácias e inimigos” da razão e do florescimento humano. Nele, estão termos como “nacionalismo”, “depressão”, “pobreza”, “racismo”, além da polêmica inclusão de “fé” e “cristianismo”, o que não causa surpresa para quem já leu outros textos do autor.
      A melhor parte do capítulo, no entanto, é a que traz algumas ideias sobre o capitalismo. Não sou marxista, não tenho qualquer simpatia por sistemas comunistas e também, se eu fosse Grayling, os colocaria como inimigos do florescimento humano, mas não é possível defender o sistema capitalista da maneira como ele tem sido empregado nas sociedades humanas. Assim, a frase abaixo, do escritor americano E. B. White, citado por Grayling, me parece uma das melhores sínteses do capitalismo:

O problema com o sistema de lucro sempre foi ser muito pouco lucrativo para a maioria das pessoas.

Um comentário:

  1. Hehehe genial essa última "parafraseada"!

    Estou lendo uma parte do "Anna Kariênina" (Tolstói) onde estão justamente discorrendo a respeito de quais seriam as melhores maneiras para melhorar os métodos econômicos no meio rural da Rússia de 1890.

    É difícil, mas tomara "O Significado" apareça em português.

    ResponderExcluir