quinta-feira, 8 de março de 2012

O que você vai ler em 2012?

Por Guilherme

Já estamos em março, e essa pergunta poderia ter sido feita antes. Mesmo assim ela é válida: que livros você está lendo ou pretende ler em 2012?

Minha lista preliminar:

- O Processo, de Franz Kafka (indicação do amigo Luciano Mallmann)
- Lições de um cachorro livre pensante, de Ted Kerasote
- Se um viajante numa noite de inverno, de Italo Calvino (indicação do amigo Marcos Kirst)
- O senhor das moscas, de William Golding
- Uma caminhada na floresta, de Bill Bryson
- O apanhador no campo de centeio, de J. D. Salinger
- Fordlândia, de Greg Grandin
- A grande mortandade, de John Kelly
- Lila, de Robert Pirsig
- Travels with Charley, de John Steinbeck
- The social animal, de David Brooks
- The big questions, de Simon Blackburn
- Paranormality, de Richard Wiseman
- Do they think you’re stupid?, de Julian Baggini
- Should you judge this book by its cover?, de Julian Baggini

Ainda espero o lançamento de Running with the pack, de Mark Rowlands que é, antecipadamente, meu maior desejo de leitura em 2012.

7 comentários:

  1. Baita lista, Guilherme!
    Tens meu total incentivo em relação aos do Calvino e do Kafka. "Se Um Viajante..." especialmente, pois eu sempre misturo essa estória àquela d´"O Barão nas Árvores". Li um seguido do outro e me perdi todo depois, mas são excelentes.

    A minha lista para "2012" é a mesma atrasada desde meados de outubro: pretendo reler tudo do Calvino e do Dostoiévski, além da trilogia do "Senhor dos Anéis" - assim que terminar as que estou lendo do Tolstói.

    Paralelamente, na mesma época, há dicas boas que peguei aqui no blog em relação a thrillers que pretendo ler também.

    Isso tudo tem de rolar até i meio do ano. Depois, acho que vou conseguir encarar uma graduação meio exigente, aí literatura por hobby vai perder bastante espaço.

    Boas leituras a todos.
    :-)

    ResponderExcluir
  2. Oi J.Cataclism,

    No meu caso, o maior empecilho para ler tudo que desejo é tempo. Minha vida está uma correria, e ultimamente só tenho tirado um tempo para ler antes de dormir.
    Mas a pilha de livros está aqui, esperando.

    Um abraço
    Guilherme

    ResponderExcluir
  3. Pois é, todo ano alguns autores povoam minha cabeceira e nem sempre os prestigio. Vou novamente fazer meu mea culpa literário e prometer a mim mesmo que lerei "A Metamorfose" de Kafka e mais Saramago este ano.
    Pontualmente tenho alguns na lista:

    - Moonlight Mile, do Dennis Lehane, da série policial dos detetives Kenzie & Genaro;
    - Biografias musicais dos Beatles - Bob Spitz - e do Led Zeppelin, e de "Like a Rolling Stone" do Dylan;
    - Terminar de ler a trilogia Zuckerman do Philip Roth;
    - Sunset Park, do Paul Auster;
    - Crime, do Irvine Welsh;
    - Under the Banner of Heaven, do Jon Krakauer;
    - Dance with Dragons, de George Martin, e
    - Down and Out In Paris and London, de Orwell.

    É. Já é um começo.

    Bom ano de leitura a todos, com os gêneros que forem, e continuem com o blog, estou sempre conferindo. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ricardo,

    Essa biografia dos Beatles também está nos meus planos desde que a vi pela primeira vez em uma livraria. Perdi uma boa chance de comprá-la pela internet por um preço muito bom, e agora vou esperar mais um pouco.
    Do Saramago só li "Ensaio sobre a cegueira", e tenho interesse em outras obras dele. Aliás, tenho lido poucos romances, e alguns dos autores que você citou, como Philip Roth, são também uma ótima opção para os próximos meses.

    Um abraço
    Guilherme

    ResponderExcluir
  5. Paguei bem barato pela biografia, e embora seja um livro grande é confortável de ler. Inicio lembra um pouco a descrição da bio do McCartney que tu tens.
    Recomendo a leitura do "Fordlandia" que tu citaste. Incrível algo tão grandioso quanto aquele projeto passar despercebido por mim + grande público.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz por ter contribuído com ao menos um livro da tua lista, no caso, o Kafka – valeu ter escrito aquele texto. Quanto ao Saramago, li coisas muito boas, entre os quais os melhores me parecem ainda os mais antigos, como O evangelho segundo Jesus Cristo, Memorial do convento e O ano da morte de Ricardo Reis. Dos três, posso dizer que me pareceram simplesmente geniais, sem qualquer exagero.

    A minha lista para 2012, como a do J. Cataclism, prevê algumas releituras, como de obras de Dostoievski, Rilke e de Niels Lyhne, de Jens Peter Jacobsen, entre outros. Também me aguardam livros de Enrique Vila-Matas, Philip Roth e Carlo Ginzburg; antologias, como dos contos de Pirandello, Primo Levi e a Nova antologia do conto russo, da Editora 34. Espero ainda encontrar tempo para obras de filosofia, como o Pequeno tratado das grandes virtudes, de Comte-Sponville, Walden, de Thoreau, e de crítica literária – Maurice Blanchot e Todorov. Além desses títulos e autores, sugestões são sempre bem-vindas. Aliás, estou terminando Para que serve tudo isso?, de Julian Baggini, resenhado aqui no blog.

    Um abraço e boas leituras a todos.

    Luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano,

      Grandes dicas literárias!
      Tenho grande apreço pelo "Pequeno Tratado das Grandes Virtudes", de Comte-Sponville e, também, por "Walden", de Thoreau. Ambas são obras muito boas, cheias de grandes ideias. Já li Walden duas vezes, e ocasionalmente pego novamente o livro para reler algumas partes que marquei. Vale a pena.

      Um abraço
      Guilherme

      Excluir