terça-feira, 19 de junho de 2012

Conversando com Julian Baggini

Por Guilherme

Julian Baggini é um filósofo e escritor inglês bastante conhecido por seus livros de divulgação de ideias filosóficas e por seus artigos e participações especiais em conceituados sites, rádios e jornais britânicos, como o The Guardian. Alguns de seus livros já foram publicados no Brasil, entre eles Você Pensa o Que Acha Que Pensa? – um check-up filosófico (Zahar, 2010) e Para Que Serve Tudo Isso? – a filosofia e o sentido da vida, de Platão a Monty Python (Zahar, 2008), ambos discutidos aqui no blog.
Em meio a um período de descanso, Baggini gentilmente aceitou nosso convite para falar um pouco sobre as suas leituras e sobre o sentido do ato de ler.

Página Virada – O que você está lendo agora?
Julian Baggini – Recém saí de férias, e tenho o raro luxo de começar a leitura de um livro puramente por prazer. É um romance, The Missing Shade of Blue, de Jennie Erdal. (obs: livro ainda não publicado no Brasil)

PV – Quais livros o influenciaram?
JB – São muitos para mencionar. Em termos de manutenção da minha perspectiva geral sobre a filosofia, eu diria Investigações Sobre o Entendimento Humano e Sobre os Princípios da Moral, de Hume, a Ética, de Aristóteles, e Reasons and Persons, de Derek Parfit. (obs: o livro de Parfit não foi publicado no Brasil)

PV – Por que você considera que é importante ler?
JB – Porque é importante pensar por si mesmo, mas não completamente por conta própria. Assim você precisa de informações de pessoas com maior conhecimento e insights de pessoas que são melhores pensadores.

PV – É possível fazer com que as pessoas leiam mais? Como se pode fazer isso?
JB – Você não pode fazer as pessoas lerem mais. Outros meios de mídia terão que tomar para si parte da tarefa da leitura, que é a de preencher a mente das pessoas. Não há razão para pensar que o áudio e o vídeo não poderão fazer muito do mesmo trabalho. Mas a leitura tem que manter um papel-chave: ela é mais autônoma e ativa. A única maneira efetiva de encorajar a leitura é fornecendo ótimos livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário