terça-feira, 12 de junho de 2012

Para conhecer as questões ambientais

Por Guilherme

A Semana do Meio Ambiente passou, a Rio +20 se aproxima, e ambas são boas oportunidades para se discutir o que tem ocorrido com o meio ambiente e as perspectivas para a vida em nosso planeta nos próximos anos. Para isso, nada melhor do que estar munido com boa literatura sobre o assunto. Abaixo, algumas indicações de livros importantes para quem se interessa em saber um pouco mais sobre a temática ambiental.

Colapso: como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso, de Jared Diamond

Jared Diamond é um dos maiores intelectuais vivos, e sua obra abrange assuntos tão diversos quanto a fisiologia animal e a geografia. Em Colapso: como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso (Record, 2005 – com uma edição revista e ampliada em 2011), Diamond apresenta os caminhos que levam uma civilização à extinção, e o mau uso de recursos naturais se destaca por ser um fato comum para muitas civilizações antigas que colapsaram. Colapso fecha uma trilogia informal de Diamond, que começou com O Terceiro Chimpanzé (uma grande obra sobre a evolução de nossa espécie) e passou por Armas, Germes e Aço (um estudo sobre como as sociedades evoluíram). Dos três, Colapso é, sem dúvida, meu livro favorito.

A Criação: como salvar a vida na Terra, de Edward O. Wilson

Ciência e religião discordam em todos os aspectos referentes às origens do mundo e dos seres vivos, e da evolução da vida. De acordo com Wilson, as duas não devem ter nenhuma divergência sobre o cuidado com o nosso planeta e a garantia de um futuro tranquilo para a nossa espécie. Escrito em forma de uma carta dirigida a um pastor, A Criação: como salvar a vida na Terra (Companhia das Letras, 2008) minimiza as divergências entre as visões científicas e religiosas da vida e reconhece que somente a união de forças fará com que possamos reduzir a degradação ambiental.

A História Das Coisas: da natureza ao lixo, o que acontece com tudo que consumimos, de Annie Leonard

Poucos de nós sabem como as coisas que compramos são feitas, e o que acontece com elas depois de descartadas. O impacto do consumo desenfreado tem sido relacionado com a degradação ambiental há décadas, mas poucos livros são tão bem documentados e organizados como A História das Coisas (Jorge Zahar, 2011), de Annie Leonard, obra que, além de mostrar os efeitos do consumismo humano no meio ambiente, também aponta soluções para que a situação não se agrave em um futuro próximo.
OBS: o vídeo que originou o livro, The Story of Stuff, está disponível no Youtube. Para assisti-lo, clique aqui.

O Mundo Sem Nós, de Alan Weisman

O que aconteceria se, de uma hora para outra, a espécie humana desaparecesse do planeta? Uma tentativa de responder a essa pergunta foi feita pelo jornalista Alan Weisman em O Mundo Sem Nós (Planeta, 2007), um trabalho especulativo bastante interessante que mostra, essencialmente, o nosso impacto na natureza. Imaginar que uma cidade gigante, como Nova York, poderia colapsar dentro de poucos anos sem a interferência humana nos dá um indicativo do quanto poderosos somos.

2 comentários:

  1. Grandes dicas, Guilherme!
    Já espalhei aos amigos que gostam do tema e, ESPECIALMENTE, aos que não gostam desse assunto "tão distante"...

    Valeu!
    J.Cataclism

    ResponderExcluir
  2. Oi J.Cataclism,

    Se eu pudesse recomendar somente um livro de temática ambiental para alguém, não hesitaria em indicar "Colapso". O autor dispensa comentários, é um especialista no assunto, e a obra é mais do que uma lição sobre meio ambiente. "Colapso" é uma aula de história, geografia, biologia, economia, etc. Vale a pena conferir.

    Um abraço
    Guilherme

    ResponderExcluir