quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A sabedoria em "O Livro dos Livros"

Por Guilherme

O Livro dos Livros: uma Bíblia humanista (Lua de Papel, 2011), de A. C. Grayling, já foi tema de alguns posts aqui no blog. A obra é organizada do mesmo modo que a Bíblia, com capítulos e versículos, mas a abordagem de Grayling é secular e não invoca deuses nem qualquer coisa que não seja terrena, humana.
A passagem abaixo é o último capítulo de Sabedoria, um dos 14 livros da obra. Mantive a grafia do exemplar que possuo, editado em Portugal.


Quaisquer que sejam as regras morais que, depois de pensares cuidadosamente, te propuseste a ti próprio, mantém-nas como se fossem leis / Não leves em consideração o que os outros dizem de ti, porque isso, afinal, não te diz respeito, a menos que tirar daí ensinamentos e te traga benefícios. / Por quanto tempo, então, adiarás achares-te digno dos maiores progressos e seguires a clareza da razão? / Que outro mestre esperas para com isso justificares a demora em corrigires-te? Já não és uma criança, mas um adulto. / Assim, se fores negligente e preguiçoso, acrescentando sempre adiamentos a adiamentos, propósitos a propósitos e demoras dia após dia até que atentes em ti mesmo, / Continuarás inconscientemente sem competências e, na vida e na morte, preservando o facto de seres um dos que não pensam. / Nesse instante, então, pensa em ti como alguém que merece viver como um adulto. Deixa que o que for melhor seja a tua lei. / E se te deparares com alguma circunstância de dor ou de prazer, de glória ou de desgraça, lembra-te de que o combate é agora, a luta é agora, não podem ser adiados. / E embora não sejas ainda um Sócrates, deverias viver como alguém desejoso de se tornar um Sócrates, que disse: ‘A vida que mais vale a pena viver é aquela que se considerou e escolheu.’ / A questão a colocar ao fim de cada dia é: ‘Quanto tempo demorarás a ser sábio?’ / E a grande lição que o fim de cada dia ensina é que a sabedoria e a liberdade devem ser ganhas de novo em cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário