quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A Dama do Lago

Por Natália

O detetive particular Philip Marlowe é contratado para investigar o desaparecimento de Crystal Kingsley, uma mulher rica e irresponsável conhecida por suas escapadas amorosas. Seu marido, Derace Kingsley, teme que o caso se transforme num escândalo, ainda mais porque, recentemente, recebeu um telegrama de Crystal anunciando-lhe que se divorciaria dele para se casar com outro homem, chamado Chris Lavery. Ao procurar Lavery, um garotão que sobrevive de namoricos com mulheres da alta sociedade, Marlowe descobre que ele não havia fugido com Crystal e que não iria se casar com ela.
Algum tempo depois, uma triste notícia parece relacionar-se ao caso: num resort chamado Little Fawn Lake, onde Crystal teria sido vista pouco antes de seu desaparecimento, um corpo de mulher é encontrado no fundo de um lago. Atribui-se o corpo à esposa do zelador do resort, e a polícia passa a cogitar a possibilidade de a morte e o desaparecimento estarem relacionados.
Marlowe descobre que a mulher do zelador já havia sido casada com um dos policiais que investigam o caso. Coincidentemente ou não, esse policial tem feito de tudo para atrapalhar o trabalho do detetive particular. Agora, Marlowe já tem uma lista de suspeitos a considerar.
A Dama do Lago (Editora L&PM, 2002), originalmente publicado em 1943, é uma das grandes obras de Raymond Chandler e um importante romance do gênero policial. Com esta e outras obras, Chandler inspirou vários autores desse gênero, especialmente através de seu principal personagem, Philip Marlowe, um detetive irônico, despreocupado e por vezes grosseiro. A Dama do Lago traz uma série de pequenos enigmas a serem resolvidos por Marlowe e pelo leitor para que, no final, se chegue ao assassino da esposa do zelador e à solução do desaparecimento de Crystal Kingsley. É um livro que prende e faz com que o leitor elabore sua própria explicação para o mistério.

Um comentário:

  1. Romance policial, oba!
    Ainda mais bem antigão, de quebra, com espírito de sebo - melhor ainda!

    Uns trechos da resenha me lembraram bastante do filme que pude assistir esses dias e gostei muito: "Os Homens que não Amavam as Mulheres - #1 - Millenium". Pô, eu nem sabia que existia este livro, mas deu uma vontade danada de ler! Especialmente porque, além de ser um filme muito bom, é interessante ver atores (suecos) desconhecidos e escutar um idioma completamente diferente aos que estamos habituados.

    Taí, primeiros ítens da lista para 2011:
    -"A dama do Lago" e "Os Homens(...)"

    Valeu!
    J.Cataclism

    ResponderExcluir