quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mente e Cérebro

Por Guilherme

Mente e Cérebro: dez experiências impressionantes sobre o comportamento humano (Ediouro, 2004), de Lauren Slater, é um dos melhores livros populares sobre psicologia. A autora, que é psicóloga, descreve o que ela considera os trabalhos mais interessantes sobre nosso comportamento. O livro é dividido em dez capítulos, e inicia com a vida e obra de um dos mais conhecidos e polêmicos psicólogos, B. F. Skinner, famoso por seus estudos que enfocavam a aprendizagem em ratos e pombos. O livro segue com dois dos mais incríveis estudos psicológicos contemporâneos, o trabalho de Stanley Milgram sobre a obediência a autoridade (outro grande trabalho de Milgram foi o chamado “mundo pequeno”) e o de David Rosenhan que questiona a precisão do diagnóstico psiquiátrico. Os estudos de John Darley e Bibb Latané sobre a difusão de responsabilidade, comentada por Richard Wiseman em 59 Segundos, aparecem no quarto capítulo. Leon Festinger e seus experimentos sobre a “dissonância cognitiva”, e os criticados procedimentos de Harry Harlow com macacos rhesus, enfocando a psicologia do afeto, compõem os capítulos 5 e 6 do livro de Slater.
O sétimo capítulo trata da natureza do vício, tema estudado por Bruce Alexander em ratos. Os dois capítulos seguintes discorrem sobre a memória humana, com os estudos de Elizabeth Loftus sobre a falsa memória e os de Eric Kandel sobre a natureza dela. O livro termina com uma breve retrospectiva dos procedimentos cirúrgicos cujo objetivo é modificar o comportamento do paciente, como a lobotomia.
Mente e Cérebro não é simplesmente um livro que descreve os experimentos psicológicos mencionados acima. Além disso, Slater trata da história pessoal de boa parte dos pesquisadores e do contexto de seus trabalhos. Para quem gosta de ter contato com ideias extraordinárias, essa obra é leitura obrigatória.

Links:
Artigo de David Rosenhan, On Being Sane in Insane Places (em inglês)
Página da professora Elizabeth Loftus, que disponibiliza seus artigos científicos (em inglês)
Informações sobre o experimento da "prisão de Stanford", feito por Philip Zimbardo, que não está no livro de Slater mas é um dos estudos psicológicos mais discutidos nas últimas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário