domingo, 5 de junho de 2011

Quino sem Mafalda

Por Guilherme

Já publicamos no blog um post sobre uma das mais famosas personagens dos quadrinhos em todo o mundo, a Mafalda, criada pelo cartunista argentino Quino (veja aqui). Quando se pensa em Quino, automaticamente a figura da pequena Mafalda vem à mente. No entanto, o trabalho brilhante do cartunista continuou mesmo depois que ele decidiu parar de desenhar sua personagem mais famosa. E o resultado daquilo que Quino produziu depois de Mafalda pode ser apreciado em uma coletânea de livros, publicados no Brasil pela WMF Martins Fontes. São eles: Quinoterapia; Quanta Bondade!; Sim, Amor; Que Gente Má!; Não Fui Eu!; Potentes, Prepotentes e Impotentes; Bem, Obrigado, e Você!; Cada um no seu Lugar; Deixem-me Inventar; Humanos Nascemos; e Que Presente Inapresentável.
O ponto comum de todas essas obras é a grande visão que o cartunista tem sobre situações comuns. Cenas familiares, o dia-a-dia no trabalho, as relações amorosas, o impacto do dinheiro nas pessoas, nada escapa do senso aguçado de Quino. Algumas de suas tiras não apresentam diálogos, mas somente os desenhos, na maioria das vezes, são suficientes para transmitir com eficiência a mensagem do cartunista. Vale a pena passar um bom tempo na companhia dos livros de Quino, analisando cada tira e pensando em cada situação retratada. E a capa de Quanta Bondade! já nos fornece material suficiente para começar esse exercício de análise.


2 comentários:

  1. Oi Adriele!

    Também gosto muito do trabalho do Quino. Não conhecia muito as suas criações além da Mafalda, mas elas são tão boas quanto as da menina.

    Um abraço
    Guilherme

    ResponderExcluir