domingo, 24 de outubro de 2010

Mafalda!

      Criada pelo cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, Mafalda é uma personagem que definiu as histórias em quadrinhos dos anos 60. Fã dos Beatles e do Pica-Pau, Mafalda é uma criança que tem preocupações de gente grande. Nascida em uma época de conflitos e guerras em várias partes do mundo, de grandes desigualdades sociais (que permanecem até os dias atuais), a menina tem dificuldade para entender por que as pessoas não conseguem relacionar-se bem. Seus pais, sempre presentes, tentam responder às angústias da menina, embora nem sempre consigam atender às expectativas dela.
      Como qualquer outra criança, Mafalda brinca com seus amigos sempre que pode. Filipe, Manolito, Susanita, Miguelito e Liberdade estão sempre com Mafalda, inventando brincadeiras e discutindo assuntos sérios. Seu irmãozinho caçula, Guile, é um menino espirituoso, cheio de dúvidas (como Mafalda) e que, com o passar do tempo, torna-se o principal companheiro de aventuras da menina.
      Mafalda é o principal personagem de quadrinhos da América Latina. As tiras de Quino ainda hoje influenciam vários cartunistas e escritores, que veem nas histórias de Mafalda uma rica fonte de inspiração. Na Argentina, várias homenagens foram feitas a Quino, duas das quais se encontram na capital portenha: uma praça, chamada “Praça Mafalda”, no bairro Colegiales, e uma escultura da menina sentada em um banco, no bairro San Telmo. Para quem visita Buenos Aires e é fã da garotinha, ambas são paradas obrigatórias.
      Para quem quer conhecer as tiras de Mafalda, recomendamos Toda Mafalda: da primeira à ultima tira (Martins Fontes, 1993).

Nenhum comentário:

Postar um comentário