sexta-feira, 15 de julho de 2011

O Fator Sorte

Por Guilherme

Você se considera uma pessoa de sorte? E se você se considerar um azarado, acredita que essa condição é permanente, e que não há nada que você possa fazer para mudar sua sorte? Bom, qualquer que seja o seu caso, vale a pena dar uma olhada em O Fator Sorte: mude sua sorte, mude sua vida (Record, 2003), do psicólogo inglês Richard Wiseman. Já falamos sobre o trabalho de Wiseman aqui no blog e, como ocorre com os seus livros anteriores, O Fator Sorte está embasado em pesquisas desenvolvidas pelo próprio autor ao longo de vários anos.
            De acordo com o psicólogo, ter sorte ou azar, em alguns casos, depende das atitudes da própria pessoa, e é possível desenvolver determinadas habilidades que podem aumentar a sorte de alguém. Para isso, Wiseman criou os quatro “princípios da sorte” que, se bem entendidos e empregados, podem aumentar as oportunidades para que encontremos a boa sorte em diversas áreas de nossa vida.
            O primeiro princípio, “aumente suas oportunidades de sorte”, diz respeito a mantermos uma rede grande de contatos para ampliar a possibilidade de conhecermos, de maneira direta ou indireta, alguém que possa nos conduzir a uma nova oportunidade profissional, por exemplo. Dentro desse mesmo princípio, Wiseman sugere desenvolver uma atitude tranquila em relação à vida, e abrir-se a novas experiências durante a vida.
            O segundo princípio de Wiseman é “ouça os seus pressentimentos de boa sorte” e, como o próprio termo sugere, é recomendável ouvirmos nossos pressentimentos e instintos. Wiseman diz que podemos aperfeiçoar nossa intuição através da observação das pessoas e de certos padrões nelas e nas situações cotidianas.
            O princípio três é chamado “conte com boa sorte”. Pessoas de sorte esperam que sua boa sorte continue no futuro. Além disso, elas tentam realizar seus objetivos, ainda que suas chances de sucesso pareçam pequenas, e seguem em frente em caso de fracasso. Sortudos também esperam que suas interações com outras pessoas sejam boas e bem sucedidas.
            O último princípio, “transforme seu azar em boa sorte”, é, na minha opinião, o mais interessante de todos. Segundo Wiseman, pessoas de sorte veem o lado positivo do azar, e aproveitam os infortúnios como alavancas para a boa sorte. Assim, elas tomam atitudes construtivas para evitar mais má sorte no futuro.
            O Fator Sorte pode parecer um apanhado de ideias baseadas no senso comum. No entanto, a sustentação científica do trabalho de Wiseman garante que o livro não seja mais um no estilo “auto-ajuda”. As notas do final do livro servem para o leitor verificar as fontes originais dos dados apresentados pelo autor, e são úteis para quem quer fazer uma pesquisa mais extensa sobre determinado aspecto da psicologia da sorte. Como todas as outras obras de Wiseman, O Fator Sorte é leitura obrigatória para fãs de livros com temas de psicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário