quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A Teoria das Janelas Quebradas

Por Guilherme

O médico Drauzio Varella é uma das figuras mais conhecidas da medicina brasileira entre o grande público. Suas aparições em programas de TV, seus artigos publicados em vários jornais e na internet, e seus livros, o tornaram uma figura célebre e ajudaram a popularizar ideias importantes sobre ciência e saúde no Brasil.
        O trabalho mais conhecido do médico talvez seja Estação Carandiru, no qual ele relata sua experiência na lida cotidiana com os presos da Casa de Detenção de São Paulo, até então o maior presídio do país. A habilidade que Varella mostrou ao descrever os detalhes da vida carcerária se estende aos mais diversos assuntos, sejam científicos, como quando o autor trata de explicar (com propriedade) os mecanismos da ideia de seleção natural de Darwin, até temas do cotidiano, quando Varella relata as conversas que manteve com um taxista que confessa trair a esposa.
Uma boa amostra do talento de Drauzio Varella pode ser encontrada em A Teoria das Janelas Quebradas (Companhia das Letras, 2010), uma seleção de pequenas crônicas sobre ciência, vida cotidiana e saúde. A teoria do título da obra é também assunto de um dos textos do autor. Desenvolvida por dois cientistas sociais americanos no início da década de 1980, a chamada “teoria das janelas quebradas” é uma ideia que considera os sinais de desordem urbana como fator importante na recorrência de crimes. Locais sujos, pichados e com estruturas quebradas são indícios de abandono e descaso do poder público, de ausência de autoridade, o que pode induzir alguns indivíduos a cometer crimes nesses locais. Programas famosos de combate ao crime, como o de tolerância zero em Nova York, foram baseados nas ideias da teoria das janelas quebradas. Apesar de ter sido adotada como base para a reestruturação de planos de segurança de cidades em diversos países, a teoria ainda é contestada por alguns antropólogos, que afirmam que os bons resultados obtidos em lugares como Nova York estão mais relacionados ao combate às drogas, ao planejamento familiar e à repressão do que à manutenção da ordem de prédios e ruas.
        Além de discutir a teoria das janelas quebradas, Varella aborda outros temas instigantes, como a influência do pensamento na cura de doenças, os textos que escrevem em seu nome, e que fazem grande sucesso na internet, a teoria evolutiva de Darwin e suas implicações na vida humana, e os dramas diários de cidadãos comuns. Tudo isso descrito com a perspicácia que tornou o Dr. Drauzio famoso em nosso país.

5 comentários:

  1. "Ainda bem" que eu não pude gastar nada na Feira de Caxias. Mas bota "ainda bem" FALSO nisso, viu? Hehehehe.

    Já reservei o meu exemplar deste aí na Velha.
    Muito obrigado pelo reforço da dica. Depois daquele tópico dos "7 milhões" de condenados, eu fiquei de ir atrás dum livro do Dr., mas esqueci completamente.

    Como parece que não teremos lançamentos da Natália, vamos no Varella!

    :-D

    J.Cataclism

    ResponderExcluir
  2. Oi J.Cataclism,

    Vale a pena dar uma boa lida nesses textos do Drauzio Varella. São muito interessantes, e alguns polêmicos também, já que o autor perdeu o medo de dizer que é ateu e de defender causas como o planejamento familiar.

    Com relação a um novo livro da Natália, por enquanto isso está distante, porque ela está com pouco tempo para escrever qualquer outra coisa que não seja do doutorado. Até para que ela poste algo no blog é uma peleia! Por hora, é mais fácil que eu escreva meu primeiro livro do que ela publique seu terceiro.

    Um abraço
    Guilherme

    ResponderExcluir
  3. Oi, Guilherme!

    Novamente, agradeço a dica. Estou quase no final do livro, que conheci através do Página Virada. Embora eu tenha passado bem apático pelas 'conversas de botequim', as demais crônicas são para lá de especiais!

    A única coisa que me indigna é que, agora ainda mais, encontrei argumentos escritos e decentes para muitas de minhas ideias no livro, e fico mais abestado pelo fato de perceber que muito pouco pode ser feito. Ao menos, aparentemente.

    Falou!
    Jessé

    ResponderExcluir
  4. Oi J.Cataclism,

    Sempre considerei essa teoria das janelas quebradas bem fundamentada, embora alguns pesquisadores discordem completamente dela.
    Para ler um pouco mais sobre isso, recomendo a obra Freakonomics, de Steven Levitt e Stephen Dubner. Levitt é o pesquisador que popularizou essa teoria, e é hoje um dos seus maiores defensores.

    Um abraço
    Guilherme

    ResponderExcluir