quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A Caixa Vermelha

Por Natália

 

A morte da jovem Molly Lauck, que comeu um bombom envenenado de uma simpática caixa de doces, faz com que o excêntrico detetive Nero Wolfe seja acionado. O responsável por contatar Wolfe é Llewellyn Frost, um jovem com hábitos de bon vivant que teme que a prima, a bela Helen, tenha o mesmo destino que Molly. Um pouco a contragosto, o detetive aceita investigar o caso. Inicia suas averiguações na Boyden McNair Incorporated, empresa do ramo da moda onde Molly trabalhava. O dono da empresa, Boyden McNair, um sujeito que não parece muito inclinado a dar explicações, desperta suspeitas no jovem Frost, e Nero Wolfe decide verificar se há algo nessa empresa que possa custar a vida de uma moça.
      De Rex Stout, um renomado autor norte-americano de livros policiais, A Caixa Vermelha (Companhia das Letras, 2004) conta a investigação da morte de Molly Lauck, conduzida pelo corpulento Nero Wolfe com a inestimável ajuda de Archie, o narrador da história. A trama se passa em Nova York na década de 1930, e o leitor se vê transportado a uns Estados Unidos onde certas peças de vestimenta podiam custar apenas alguns centavos, caixas de doces eram artigos de luxo e esquecer-se de colocar o chapéu para sair à rua era algo praticamente impensável. É uma história policial agradável, com algumas reviravoltas e momentos de suspense, com conflitos de interesse entre os personagens envolvidos e com um detetive guardando para si tudo o que sabe quase até o instante final. Para os fãs do gênero, recomenda-se a leitura.

Um comentário:

  1. Tá anotado! Estou quase no final do "A Culpa é dos Teus Pais", também de investigação policial, e vou ver se emendo direto neste do tópico.

    Valeu a dica.
    :)

    J.Cataclism

    ResponderExcluir