quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ética & Animais: um guia de argumentação filosófica

Por Guilherme

Já apresentamos aqui diversos livros que tratam das questões éticas que envolvem as relações dos seres humanos com outros animais. Libertação Animal, de Peter Singer, é uma obra pioneira nesse campo, e Singer foi um dos primeiros pensadores a fazer do problema da exploração animal um campo de discussão sério na filosofia. Comer Animais, de Jonathan Safran Foer, mostra o problema sob outro ponto de vista. Foer visitou matadouros americanos, conversou com criadores e defensores dos direitos animais, conheceu as condições nas quais os animais de criação são mantidos, e chegou a uma conclusão semelhante a de Singer: é um crime utilizarmos animais do modo como o fazemos hoje.
        Para quem deseja saber mais sobre o tema, ou gostaria de ler um bom livro introdutório, uma ótima indicação é Ética & Animais: um guia de argumentação filosófica (Edipucrs, 2006), do filósofo brasileiro Carlos Naconecy.
        Ética & Animais é organizado de modo a atender os interesses de todos os tipos de leitores, sejam eles versados em filosofia ou não. Naconecy apresenta conceitos filosóficos de modo direto e acessível, e discorre sobre os mais comuns erros de argumentação que aparecem quando tratamos de um determinado assunto. O conhecimento das falácias será a base para refutar, posteriormente, a maioria (se não todos) dos argumentos contrários à noção de que temos deveres morais em relação aos animais não humanos.
        A obra também nos permite entender com maior detalhe os principais argumentos favoráveis à maior consideração dos interesses dos animais, e isso ocorre quando Naconecy aponta as inconsistências da visão de mundo especista (que considera que somente os seres humanos são ‘pacientes morais’, ou seja, seres que devem ter seus interesses respeitados e levados em consideração). Além disso, o autor resume as ideias de pensadores como Peter Singer, Tom Regan e Richard Ryder, importantes nomes na luta pela elevação do status moral dos animais.
        A parte final de Ética & Animais descreve as condições nas quais os animais de criação vivem no confinamento. Para quem imagina que a tecnologia trouxe benefícios ao bem-estar animal, o relato de Naconecy é revoltante. A condição “normal” para animais confinados é uma vida inteira de sofrimento, com membros amputados ou mutilados, e espaços minúsculos que mal permitem a livre movimentação. Se isso não basta para reconsiderarmos nossas ideias em relação aos animais não humanos, não sei o que pode nos motivar a isso.
        Ética & Animais é uma obra primorosa. Não bastasse isso, é também um trabalho muito importante. A situação dos animais sob nosso domínio reflete algumas das ocasiões em que o ser humano demonstrou o seu pior lado, explorando os indivíduos mais fracos com a terrível justificativa de que eles não tinham quaisquer direitos e sequer mereciam um bom tratamento. Já vimos isso nas épocas da escravidão e do nazismo. O escritor Isaac B. Singer percebeu isso: “Com relação aos animais, todas as pessoas são nazistas.

OBS: Uma nova edição da obra de Naconecy está em andamento. O livro não se encontra mais disponível em livrarias, mas pode ser obtido, em versão eletrônica, diretamente com o autor. Para entrar em contato com Naconecy, escreva para naconecy@terra.com.br

Um comentário: