terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pirsig, mais uma vez

Por Guilherme

Minha irmã já me pediu se o único livro que li na vida foi Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas, de Robert Pirsig, tantas são as vezes que cito o livro ou discuto alguns de seus temas para quem tem paciência de escutá-los.
      Postei recentemente um pequeno texto no blog do Professor Daniel Blumstein a respeito de uma das passagens mais interessantes da obra, que fala da armadilha indiana para capturar macacos, e o que essa metáfora pode nos ensinar, nesse caso sobre o meio ambiente e a extração de recursos de nosso planeta. O texto no blog de Blumstein pode ser acessado aqui.
O post sobre o assunto aqui em nosso blog pode ser lido aqui.

2 comentários:

  1. Guilherme:
    2011 foi para mim um ano de grandes descobertas literárias. Robert Pirsig, sem dúvida alguma, foi das melhores, e "Zen..." já está na fila para reler. Na minha opinião, uma obra cuja leitura, ao ser concluída, não pressupõe logo uma releitura, pouco vale e não entra para o cânone.
    Abraço!
    Luciano

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciano,

    "Zen" já saiu da minha fila de releitura. Meu exemplar foi comprado em um sebo, está velho e gasto, quase perdendo as páginas. Com isso, comprei um exemplar em inglês, e o li também, para comparar com o original.
    Concordo com aqueles que argumentam que é um livro difícil de ser lido, e meio enfadonho em algumas partes. A mensagem dele, no entanto, é espetacular. Poucas obras discutem aspectos tão nobres de nossa existência.

    Um abraço
    Guilherme

    ResponderExcluir