sábado, 19 de maio de 2012

A Lei de Cambpell na prática?

Por Guilherme

Em um post anterior, escrevi sobre Vida e Morte do Grande Sistema Escolar Americano (Sulina, 2011), de Diane Ravitch, uma aula sobre políticas educacionais escrita por uma das maiores especialistas no assunto.
    Há inúmeros pontos interessantes no livro de Ravitch, mas vou destacar apenas um neste post pois penso que o momento é propício para isso. Ravitch cita Donald Campbell, criador de um aforismo bastante conhecido no campo das ciências sociais, e que se aplica perfeitamente na questão das avaliações educacionais e dos índices que delas resultam.
      De acordo com a Lei de Campbell:
Quanto mais qualquer indicador social quantitativo for usado para tomada de decisões sociais, mais ele será sujeito a pressões corruptoras e mais apto ele estará para distorcer e corromper os processos sociais que ele deve monitorar.

      Resumindo a conversa: se os índices de reprovação diminuírem no Rio Grande do Sul nos próximos anos, devemos interpretar isso como a) uma melhora no ensino gaúcho; b) uma diminuição no nível de exigência dos professores; c) a solicitação, por parte do governo, de um regime de aprovação facilitado; ou d) uma maquiagem nos dados, para que a situação não pareça tão feia.

2 comentários:

  1. Pois é... não, não sou pessismista mas, sinto muito, eu assinalaria "todas as alternativas, exceto 'a' ".
    Seria reprovado, mas assinalaria.

    ResponderExcluir
  2. Oi J.Cataclism,

    Eu faria o mesmo.

    Um abraço
    Guilherme

    ResponderExcluir