Em
um post anterior, escrevi sobre Vida e
Morte do Grande Sistema Escolar Americano (Sulina, 2011), de Diane Ravitch,
uma aula sobre políticas educacionais escrita por uma das maiores especialistas
no assunto.
Há inúmeros pontos interessantes no livro
de Ravitch, mas vou destacar apenas um neste post pois penso que o momento é
propício para isso. Ravitch cita Donald Campbell, criador de um aforismo
bastante conhecido no campo das ciências sociais, e que se aplica perfeitamente
na questão das avaliações educacionais e dos índices que delas resultam.
De acordo com a Lei de Campbell:
“Quanto
mais qualquer indicador social quantitativo for usado para tomada de decisões
sociais, mais ele será sujeito a pressões corruptoras e mais apto ele estará
para distorcer e corromper os processos sociais que ele deve monitorar.”
Resumindo a conversa: se os índices de
reprovação diminuírem no Rio Grande do Sul nos próximos anos, devemos
interpretar isso como a) uma melhora no ensino gaúcho; b) uma diminuição no
nível de exigência dos professores; c) a solicitação, por parte do governo, de
um regime de aprovação facilitado; ou d) uma maquiagem nos dados, para que a
situação não pareça tão feia.
Pois é... não, não sou pessismista mas, sinto muito, eu assinalaria "todas as alternativas, exceto 'a' ".
ResponderExcluirSeria reprovado, mas assinalaria.
Oi J.Cataclism,
ResponderExcluirEu faria o mesmo.
Um abraço
Guilherme