domingo, 3 de junho de 2012

Conversando com Michael Shermer

Por Guilherme

Recentemente, falei aqui de Por Que As Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas (JSN Editora, 2011), famoso livro de Michael Shermer sobre como caímos facilmente nas falácias das pseudociências. Shermer escreve para a Scientific American, onde mantém uma coluna sobre ceticismo, é fundador e editor da revista Skeptic, publicou vários livros sobre ciência para o público leigo no assunto e tem uma titulação acadêmica invejável.
    Entramos em contato com Shermer para saber sobre seus livros preferidos, suas leituras atuais e sobre a sua percepção da importância da leitura para nossas vidas. Com ele, abrimos um novo espaço no Página Virada, chamado Conversando com..., onde traremos opiniões de diversas pessoas sobre livros e leitura.
    Abaixo, as respostas de Michael Shermer:

Página Virada: O que você está lendo atualmente?
Michael Shermer: The Honest Truth About Dishonesty by Dan Ariely
Imagine by Jonah Lehrer
The Origins of Political Order by Francis Fukuyama
The Power of Habit by Charles Duhigg
Subliminal by Leonard Mlodinow
(obs: nenhum dos livros acima foi publicado no Brasil)

PV: Que livros o influenciaram?
MS: The Better Angels of Our Nature by Steven Pinker
Demon Haunted World by Carl Sagan
Full House by Stephen Jay Gould
The God Delusion by Richard Dawkins
(obs: dos livros acima, as obras de Sagan e Dawkins já foram publicadas no Brasil, com os títulos de O Mundo Assombrado Pelos Demônios e Deus, Um Delírio)

PV: Por que você pensa que é importante ler?
MS: Ler é provavelmente o elemento mais importante no arco do universo moral que nos leva à justiça, igualdade, liberdade e prosperidade. A leitura expande a mente, nos expõe ao novo conhecimento, a pessoas, lugares e ideias, e treina o cérebro para assumir a perspectiva do outro, que é a parte central da moralidade. A filosofia iluminista de que a educação é a salvadora da humanidade tornou-se realidade com o rápido aumento das taxas de alfabetização nos últimos dois séculos. A internet vai ampliar as fronteiras literárias para o mundo inteiro até que, em breve, todo o conhecimento estará disponível gratuitamente para todas as pessoas, em todos os lugares do planeta.

Um comentário:

  1. Beleza; agora, também "entrevistas" como novidade.
    Muito bom!

    J.Cataclism

    ResponderExcluir