quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Mia Couto encerra Fronteiras do Pensamento

Na última segunda-feira, dia 12, o escritor moçambicano Mia Couto esteve no Salão de Atos da UFRGS para realizar a última – e mais divertida – conferência do programa Fronteiras do Pensamento. Demonstrando simpatia desde o início de sua apresentação, Couto falou, entre outros temas, da capacidade de nosso pensamento superar distintas fronteiras, como o medo, o preconceito e a ignorância.
   Em relação ao preconceito, ou às ideias preconcebidas, o escritor afirmou que não existe um brasileiro “típico”, pois cada um dos habitantes do país representa um Brasil à sua maneira. Nosso país, aliás, é um destino frequente do moçambicano, que se mostrou entusiasmado com a maneira pela qual tem sido recebido em diversos estados brasileiros, mesmo tendo enfrentado pequenos problemas com o significado de algumas palavras também usadas em seu país, só que em outro contexto. “Bala”, por exemplo, é um termo bastante traumático para habitantes de um país que foi palco de recentes guerras, como Moçambique, e por isso Couto se assustou quando um taxista perguntou se ele “queria uma balinha”, ao oferecer ao africano o doce mais famoso do Brasil, mas que não é conhecido em Moçambique por esse nome.
   Mia Couto é também biólogo, e em uma saída a campo no norte de seu país ele ouviu relatos de pessoas que estavam sendo atacadas e mortas por leões. Precisando dormir em uma barraca próxima à região dos ataques, Couto refletiu sobre as fronteiras que separam os humanos dos outros animais. Na ocasião, os tradicionais papeis de caçador e caçado haviam se invertido, e os humanos temiam encontrar os grandes felinos e acabarem devorados por eles. A amedrontadora experiência inspirou Mia a escrever A Confissão da Leoa (Companhia das Letras, 2012), sua mais recente obra.
   O escritor terminou a sua conferência com a história de um menino que conheceu em Moçambique. Couto disse que voltava para sua casa à noite quando percebeu um menino encostado em um muro, com uma mão atrás das costas. O garoto foi até ele e entregou-lhe um livro de autoria de Mia, que tinha uma foto do autor na capa. “Esse livro é seu”, disse o menino. Mia queria saber como o menino havia conseguido o livro, e ouviu algo como “Vi esse livro com uma moça, reconheci a sua foto na capa e perguntei se o livro era do Mia Couto. Ela disse que sim, eu tirei o livro dela e vim até aqui devolvê-lo ao senhor.” Mia deixou que o menino, analfabeto, ficasse com o livro. Anos depois, o garoto foi ao escritório do autor para devolver o livro que, para a surpresa de Mia, estava com alguns versos anotados em suas páginas. Versos criados pelo garoto, que havia aprendido a ler e a escrever incentivado pelo trabalho do escritor.
   Ainda não li nenhuma obra de Mia Couto – A Confissão da Leoa será a primeira –, mas saí de sua conferência com a sensação de que seu status como um dos grandes contadores de histórias em língua portuguesa no mundo contemporâneo é merecido. Creio que as outras pessoas que acompanharam a conferência, e aplaudiram Mia Couto de pé ao seu final, concordam com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário