domingo, 18 de novembro de 2012

Philip Zimbardo e o "Efeito Lúcifer"

O professor Philip Zimbardo foi o organizador de um dos mais famosos e importantes experimentos em psicologia do século XX. Em agosto de 1971, 24 estudantes foram selecionados para atuarem nos papeis de carcereiros ou prisioneiros, em uma simulação do que seria uma prisão, em local construído no departamento de psicologia da Universidade de Stanford. O experimento teve que ser interrompido antes do previsto, pois Zimbardo e seus colegas perceberam que o grau de realismo empregado pelos estudantes-atores estava além do que consideravam aceitável. As torturas psicológicas empregadas pelos “guardas” e a grande passividade apresentada pelos “prisioneiros” – todos eles estudantes considerados psicologicamente estáveis em testes preliminares – desconcertaram os organizadores do experimento.
   Desde então, Zimbardo tem estudado o comportamento violento em seres humanos, especialmente em situações delicadas, como nas prisões ou em conflitos. Segundo o autor, o limiar entre pessoas “boas” e “más” é muito mais permeável do que imaginamos. Em determinadas condições, pessoas consideradas boas podem cometer atrocidades inimagináveis, e os abusos cometidos por soldados americanos na prisão iraquiana de Abu Ghraib são um exemplo recente disso.
   O Paradoxo do Tempo (Editora Fontanar, 2009) é uma das poucas obras de Zimbardo publicadas no Brasil. O livro mais famoso do autor, The Lucifer Effect ainda não foi editado por aqui, mas é altamente recomendado para quem quer entender mais sobre o comportamento violento nos seres humanos.


No vídeo abaixo é possível assistir a uma curta palestra de Zimbardo sobre o tema de The Lucifer Effect, ilustrada por fotos tiradas em Abu Ghraib:

2 comentários:

  1. O livro O Efeito Lucifer já foi sim publicado no Brasil. Pela editora Record. Comprei o meu na Saraiva.

    ResponderExcluir