quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Monges cantores


Por Natália

Na Idade Média, os monges católicos chegavam a frequentar até oito ritos religiosos por dia. Nessa época, durante o papado de Gregório I (590-604), desenvolveu-se o tipo de canto que empresta seu nome desse religioso.
Não se sabe se o canto gregoriano era usado para que as celebrações se tornassem mais agradáveis ou para que as orações e os salmos pudessem ser memorizados mais facilmente. De qualquer modo, o canto gregoriano foi se espalhando pelos monastérios da Europa ao longo dos séculos, e até hoje há quem o pratique.
Inicialmente, não havia acompanhamento musical. Além disso, o canto gregoriano era reservado especialmente aos homens. As mulheres não eram proibidas inteiramente de praticá-lo, mas deveriam fazê-lo somente dentro dos portões de sua ordem religiosa e para um público bem reduzido.
Com o passar do tempo, o canto gregoriano deixou de ser algo exclusivo da Igreja Católica. Atualmente, há bandas de canto gregoriano que interpretam canções contemporâneas. Ao contrário de uma ópera, em que o cantor deve também ser um ator, o cantor gregoriano precisa dar mais destaque à letra da música do que à sua interpretação. No vídeo abaixo, a banda alemã Gregorian (não são monges de verdade) faz uma versão da música With or Without You, do U2.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário