sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mais de "Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas"

Por Guilherme

Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas, de Robert Pirsig, tem sido um dos livros mais citados em nosso blog. E há uma boa razão para isso, pois poucos romances contemporâneos conseguem englobar a variedade de assuntos filosóficos contida na obra dele. Algumas de suas ideias são muito discutíveis, como o papel do método científico na pesquisa moderna, criticado pelo autor. Mas os conteúdos humanistas são extraordinários, como quando Pirsig fala sobre a rigidez de nossos valores:


"Qualquer exemplo de conserto de motos serviria, mas o exemplo mais notável de rigidez moral de que me lembro é a velha armadilha para macacos da Índia Meridional, que depende da rigidez moral para funcionar adequadamente. A armadilha consiste numa casca de coco, acorrentada a uma estaca. Dentro do coco há um pouco de arroz, que pode ser alcançado através de um buraco grande o suficiente para permitir a passagem da mão do macaco, mas pequeno o bastante para impedir que o animal consiga retirar do coco o punho fechado que contém o arroz. O macaco enfia a mão e, de repente, fica preso - apenas pela sua rigidez de valores. Não consegue reavaliar o arroz. Não percebe que a liberdade sem arroz é mais valiosa do que o cativeiro com ele. Os aldeões se aproximam para levá-lo... Eles estão cada vez mais próximos... Chegaram! Que conselho geral - não específico, mas geral - você daria ao pobre macaco nessas circunstâncias?
      Bem, creio que você talvez dissesse exatamente o que já citei sobre a rigidez de valores, mas provavelmente com um pouco mais de pressa. Esse macaco deveria estar a par do fato de que, se abrir a mão, ficará livre. Mas como é que vai descobrir isso? Eliminando a rigidez moral, que coloca o arroz acima da liberdade. E como fará isso? Tentando pensar com calma, deliberadamente, voltando sobre seus próprios passos e avaliando se as coisas que ele considerou importantes eram realmente importantes; deve afrouxar a mão e olhar para o coco por alguns instantes. Logo ele vai vislumbrar um pequeno fato, querendo entrar em cena. Deve tentar compreender esse fato não em termos do grande problema, mas em termos do fato em si. Pode ser que o problema não seja tão grande assim, e que o fato também não seja tão pequeno. São essas as informações gerais que você poderia dar ao animal."

Em nossa vida encontramos muitas situações semelhantes à mencionada por Pirsig. O grande desafio, penso, é conseguir encontrar um ponto de equilíbrio em tudo o que fazemos. Não podemos flexibilizar nossos valores tanto, a ponto de perdê-los, mas também não podemos avaliar todas as coisas de modo rígido e inflexível. Encontrar esse equilíbrio equivaleria a tirar a mão de dentro do coco com um pouco de arroz entre os dedos.

3 comentários:

  1. -E o que desejas da tua vida?
    -Ah!, uma vida digna, mais tranquila, sem preocupações desnecessárias.

    -E o que buscas atualmente? Quais tuas principais preocupações ou anseios na carreira?
    -Estou batalhando e me quebrando muito para tentar fazer uma grana logo, de preferência bem rápido e um bom montante. Mas tá difícil! Deixo de fazer muita coisa, me privo muito dos amigos, familiares, pessoas ou atividades queridas e saudáveis, em busca desse objetivo.

    -Certo. Mas, aquilo que fazes, está te levando ao que almejas?
    -...bem...

    -És feliz ou o deixas de ser para TENTAR ser feliz?
    -...bem...

    -Pois é.


    =============

    Ao menos fiquei contente, algumas semanas atrás, ao ler a respeito dos anseios e objetivos da geração atual de estudantes em vias de concluir o ensino médio e buscar um ensino superior ou profissionalizante. Bem contente!

    :-D

    J.Cataclism

    ResponderExcluir
  2. Otimo Blog cara, Continue assim !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gaspar,

      Obrigado pelo comentário, e seja sempre bem-vindo aqui.

      Um abraço
      Guilherme

      Excluir