quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Como incentivar a leitura?

Por Guilherme

Algumas pessoas elogiam os livros da série Harry Potter, e similares, mais pelo fato de fazerem com que jovens se interessem pela leitura da obra do que pelo conteúdo dela. Não conheço os livros de J. K. Rowling, e  não pretendo ler nenhum deles, pois não me interesso muito por esse tipo de história. Por desconhecer o estilo da autora, não critico Harry Potter. Pelo mesmo motivo, não posso criticar Paulo Coelho.
      No entanto, o maior mérito desses autores pode ser (repito, PODE ser) trazer as pessoas à leitura, acostumá-las a ver essa atividade como interessante, fazendo com que procurem conhecer também outros autores e expandam seus interesses. Penso que esse é o objetivo principal da leitura: ampliar horizontes. E isso só pode ser iniciado com leituras agradáveis, que prendam a atenção do leitor. Obviamente, há milhares de livros que podem fazer isso, não somente os de Paulo Coelho e J. K. Rowling.
      Há mais de um ano, o jornal O Globo publicou um texto do escritor Zuenir Ventura que trata do incentivo à leitura através de obras mais adequadas aos jovens. O tema é controverso, mas penso que o argumento de Ventura é forte (ainda mais depois de ele transcrever um trecho de Iracema, de José de Alencar, em seu texto). Para acessar o artigo de Zuenir Ventura, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário