domingo, 14 de agosto de 2011

Quais intelectuais mudaram o mundo?

Por Guilherme

O blog Marginal Revolution é um espaço dedicado à discussão de como pequenas mudanças econômicas podem transformar o mundo. Um post recente do blog, Which Intellectuals Have Influence?, trata de um tema especialmente interessante: quais intelectuais realmente mudaram o mundo através de suas ideias? Não conheço as ideias de todos os autores citados. Como biólogo, li Primavera Silenciosa, de Rachel Carson, que é considerada a obra que marca o fortalecimento do movimento de defesa do meio ambiente no planeta.
      Entre os autores atuais citados no texto, conheço os livros de Peter Singer, o professor australiano responsável pelo início da discussão filosófica sobre os direitos dos animais não-humanos. Seu livro Libertação Animal é o texto base para quem deseja conhecer mais sobre as relações nada amistosas entre nossa espécie e as demais.
      Algumas pessoas têm grandes ideias, mas elas não têm força suficiente para modificar a vida de outras pessoas, e para melhorar o mundo, de maneira geral. Entre essas pessoas, no post são citados Jared Diamond, Richard Dawkins, Noam Chomsky, Steven Pinker, e outros.
      A menção ao trabalho de Singer mostra que, definitivamente, ideias boas e consistentes podem mudar a vida das pessoas. E a partir disso, elas podem mudar os rumos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário