segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Vivendo sustentavelmente


Por Guilherme

Uma das palavras mais ouvidas na atualidade é “sustentabilidade”. Em termos gerais, o conceito de sustentabilidade diz respeito ao uso dos recursos naturais de maneira inteligente e equilibrada, para que as necessidades da geração atual sejam atendidas, ao mesmo tempo em que sejam assegurados os recursos necessários para a manutenção das futuras gerações.
        O principal problema com o conceito de sustentabilidade é o que entendemos por “necessidade”. Quais são realmente as nossas necessidades materiais? Será que realmente precisamos consumir tanto quanto temos feito atualmente? Será que a quantidade enorme de matéria-prima que usamos na produção de combustíveis, plásticos, e outros bens, permitirá que as pessoas que vierem depois de nós utilizem esses produtos? Ou nosso consumo atual, desenfreado, está condenando a natureza e a própria vida humana daqui a algumas décadas?
        O conhecimento de que é necessário ter bom senso em relação ao uso de recursos naturais deve ser transformado em ações concretas. Em nosso dia-a-dia costumamos agir de modo “automático”, sempre fazendo as mesmas coisas e não pensando muito sobre elas. E é isso que precisamos mudar. Uma simples ida ao supermercado pode fazer a diferença, se optarmos por produtos com menos embalagens, olharmos a sua procedência, evitarmos aquilo que não precisamos, e levarmos nossas compras para casa com uma sacola de pano. Do mesmo modo, devemos estar atentos ao consumo de energia em nossas residências, deixando as luzes desligadas quando não precisamos delas, e prestando atenção ao uso de outros equipamentos que consomem energia, como chuveiros e máquinas de lavar.
        Consumir conscientemente não significa ter que reduzir nossa qualidade de vida. Significa repensar algumas de nossas atitudes com o objetivo de reduzir o impacto de causamos ao ambiente, em nosso próprio benefício, e em nome daqueles que estão por vir.

4 comentários:

  1. Pior é que, hoje em dia, tá tudo invertido. A valorosa "logística" fez com que tudo aquilo que é produzido longe, beeeeem longe, mas em quantidades exageradamente grandes, com direito a um desperdício indesculpável, acabe chegando ao alcance de nossas mãos com valor menor do que aquele item ou alimento produzido ali na esquina, de maneira mais simples e menos cadenciada.

    Infelizmente, a esmagadora maioria dos ditos "cursos superiores" e "cursos técnicos" ainda bate muito mais forne na "administração e distribuição" do que em qualquer nível de sustentabilidade.

    Ficou muito barato para os grandes manterem a pleno vapor uma campanha publicitária e prática de sustentabilidade: basta comprar alguns grandes terrenos, plantar milhares de árvores, e tá tudo certo - pode-se continuar bombando na extração e produção desenfreadas.

    J.Cataclism

    ResponderExcluir
  2. Oi J.Cataclism,

    Essa questão das empresas é realmente incrível. Eles jogam uma quantidade absurda de poluentes no ar, solo e na água, destroem grandes áreas verdes, usam muitos recursos naturais, e ainda exploram os trabalhadores. Depois, dão alguns trocados para campanhas ambientais, plantam meia dúzia de árvores, e se dizem sustentáveis, ou "empresas verdes". Pior que isso são os governos que ficam de mãos amarradas devido ao poderio econômico dessas corporações.

    Um abraço
    Guilherme

    ResponderExcluir
  3. É bem essa a visão mesmo, Guilherme. Eu mesmo critico, mas trambém não sei o que faria enquanto governante: tentar cortar as asas dessa turma e acabar afastando "investimentos que gerariam milhares de empregos"? É fogo, cara... Assim como comentamos há poucas semanas por aqui, é uma pena estarmos tão longe de um nível em que a população efetivamente consiga fazer uma boa diferença sem prejudicar nem o vizinho, nem a si mesmo, nem a coletividade.

    Quem arrisca acaba ficando para trás e pagando caro por isso. Plena realização, só na consciência. Quissá isso comece a bastar cada vez mais, apesar de que não enche o estômago de ninguém.

    J.Cataclism

    ResponderExcluir
  4. Em tempo: hoje (quarta-feira, dia 10/08) abriu uma pequena enquete para que os leitores do blog 'Caixa Forte', do jornal Pioneiro, manifestem-se a respeito das sacolas plásticas, sendo favoráveis ou não.
    Aproveitem. O link é este:
    => http://wp.clicrbs.com.br/caixaforte/2011/08/09/voce-e-a-favor-da-sacola-plastica/?topo=87,1,1,,,87

    J.Cataclism

    ResponderExcluir