terça-feira, 10 de abril de 2012

Orozimbo Nonato, Pereirão, Aedes etílico e a cultura brasileira

Por Guilherme

O concurso público realizado na cidade paranaense de Cambé tornou-se nacionalmente famoso ao trazer, na prova aplicada aos candidatos a gari, questões muito peculiares. A prova era composta por 40 perguntas, sendo 20 de língua portuguesa, 10 de matemática e, o mais interessante, 10 de “atualidades”.
      Nunca participei da elaboração de provas para concursos, mas na minha ignorância penso que questões relevantes do grupo “atualidades” devam estar relacionadas a política (evitando perguntas do tipo “quem foi o maior presidente do Brasil”, o que parece óbvio, mas não é), a aspectos culturais e históricos relevantes, e até ao esporte e banalidades. O que o concurso de Cambé fez foi superar qualquer expectativa em termos de tosquice.

Se você ainda não viu a prova, clique aqui, vá direto às dez últimas questões e divirta-se.

      Falar de causa e efeito é geralmente complicado, pois muitas vezes os fatores se confundem e a gente não sabe se A causa B ou se B provoca o surgimento de A. Dessa forma, não sei se os potenciais candidatos ao concurso de Cambé (ou qualquer outro lugar do Brasil) estão afinados ao conteúdo das perguntas que foram feitas, ou foi o pessoal do concurso que imaginou que os candidatos devam ter esse nível cultural.
      Independentemente do real motivo de Michel Teló, Valéria “Bandida”, Uga Uga, Aedes Egípcio e outros constarem na prova, entristece saber que esse é nosso ambiente cultural atual.


Bom, é melhor parar de reclamar e falar sério. Qual é a resposta da questão 32?

4 comentários:

  1. Ô, meu irmão, vc tá mal-informado. Eu teria acertado a 32.
    (Natália)

    ResponderExcluir
  2. Eu li a respeito disso ontem, dessa polêmica em relação às "atualidades", especialmente porque, segundo muitos, isso denegriria a imagem dos canditatos a gari, ou já atuantes como garis.

    Faz tantos anos que não presto uma prova para concurso público que nem lembro mais o que costumava ser cobrado como "atualidades" ou, quissá, disfarçadas de "conhecimentos gerais".

    Nada contra quem teria capacidade de gabaritar as questões da prova nesse caso, mas eu acho uma palhaçada. É um concurso ou Show do Milhão?

    No entanto, considerando que todas as provas de vestibular e concursos têm, inicialmente, "caráter eliminatório", é difícil poder argumentar; Complicado assegurar que passam os "mais preparados" para os cargos....

    Em relação à questão 32, só acerta quem temperou com bastante Sazoon hehehehhehe. Embora eu adoraria que a resposta correta fosse TODAS AS ALTERNATIVAS CITADAS....

    As de futebol, eu erraria TODAS. Particularmente, gostei da 37.... putz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi J. Cataclism,

      Eu erraria metade das questões de atualidades, porque não faço a menor ideia do tipo de participação de Paula Fernandes em novelas e nunca ouvi falar de Pereirão, apesar de que considero esse apelido suficientemente tosco para pertencer a algum personagem global. Aliás, detesto novelas e penso ser uma calamidade considerar que elas sirvam para qualquer coisa que não seja rir de suas histórias ridículas e das atuações exageradas.
      Sobre a elaboração da prova: será que a equipe que preparou as questões imaginou que as pessoas que têm interesse em trabalhar como garis passam o dia vendo novelas e ouvindo música sertaneja? Será que os potenciais candidatos também não podem assistir jornais? Quem sabe eles também se interessem por outros assuntos que não sejam os da pauta do programa do Faustão?

      Um abraço
      Guilherme

      Excluir
    2. Esse foi justamente o maior problema criado, Guilherme: quem pegar a prova, de cara, vai associar garis a telespectadores de novelas. E lá se foi o boi com corda e tudo...

      Excluir