domingo, 22 de abril de 2012

Ótimas leituras para o começo da semana

Por Guilherme

- O dia 23 de abril foi escolhido pela UNESCO como o Dia Mundial do Livro. A importância do livro deve ser louvada todos os dias, e a questão da formação dos leitores também deve estar constantemente na pauta das escolas e governos. O tema da formação dos leitores, aliás, foi abordado com propriedade pelo amigo Marcos Kirst em seu blog. O texto pode ser lido aqui.

- As novas tecnologias estão ajudando as pessoas a conhecer mais coisas? Ou estão nos tornando ligados a coisas mais fúteis e banalidades? A professora Daniela Torres, em um texto no blog da Zero Hora (clique aqui para acessá-lo), discute o uso da internet nas escolas. Vale a pena conferir.

- A idade autoriza as pessoas a agir da maneira que quiserem? Ou a falta de respeito por parte de idosos é simplesmente uma extensão de uma vida de pouca preocupação com as outras pessoas? Gilmar Marcilio usou sua afinada percepção do cotidiano para discutir esse assunto polêmico, e o seu texto pode ser lido aqui.

- O que deveríamos esperar dos outros? é o nome do texto do filósofo inglês Julian Baggini e de Antonia Macaro. O final do texto de Baggini e Macaro nos dá uma ótima ideia a respeito de como deveríamos entender nossas próprias expectativas. O artigo (em inglês) está aqui.

5 comentários:

  1. Guilherme,
    agradeço pelas dicas. Muito bons os textos.
    A respeito de teu comentário no meu blog: também espero postar algo novo em breve. Mas a simples inexistência de comentários muitas vezes desestimula.
    Um abraço.
    Luciano

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciano,

    Não desista do blog, pois seus textos são muito bem escritos e é muito bom poder ler as suas ideias, que fogem dos lugares comuns e tratam de temas interessantes e pouco discutidos.
    Quanto aos comentários, percebo que os visitantes não são muito participativos no blog, e penso que isso ocorre em todo o espaço. Mesmo assim, siga em frente, porque quem acompanha os teus escritos (como eu) certamente gosta do teu trabalho no blog.

    Um abraço
    Guilherme

    ResponderExcluir
  3. Particularmente não acompanho com muita frequência os escritos do Gilmar, mas esse texto indicado sobre a idade está ÓTIMO!

    Luciano, não adianta: há anos quando alguns amigos e eu tocávamos em bodegas de beira de estrada, um 'véínho' nos disse algo assim "ó, aqui não vem muito mais do que meia dúzia de gatopingado escutar; então, não fiquem se estressando por causa de quem não apareceu, mas se concentrem em caprichar para essa meia dúzia que vier". É utopia, mas anima o espírito e funciona legal! Sem pender para a autoajuda hehehehe.

    ResponderExcluir
  4. Guilherme e J. Cataclism:
    Agradeço pelas palavras. Vou continuar, sim. Mesmo que muitas vezes tenha a impressão de ter apenas vocês como leitores, escrever para um blog é melhor do que escrever para a gaveta. E reconhecimento, decididamente, não está entre meus sonhos de consumo. Por isso, o que vier é lucro.
    Abraços.
    Luciano

    ResponderExcluir
  5. MInha força ao Luciano. Como professor tive muitos alunos que pareciam desinteressados, distantes e pouco participativos, mas a atenção deles, o respeito pelo professor era manifestado em outras situações, de acordo com os interesses de cada um. Sem dúvida, estes representavam a minoria. Eu mesmo leio teu blog, acompanho este do Guilherme/Natália de muito perto e fico com vontade de escrever, mas acabo deixando passar até pelas ótimas contribuições dos poucos que ocupam o espaço para colocar suas impressões. Em frente. Se você conseguir motivar poucos, podes ter a certeza que serão poucos e bons leitores.
    Prof. Valdemir Guzzo

    ResponderExcluir