quarta-feira, 9 de maio de 2012

O Livro da Minha Vida (6) - Dom Quixote

Por Valdemir Guzzo*

Escolher um livro, um único, é como escolher uma música, um filme, uma viagem... Penso que o momento também é importante: ele faz a leitura, a música ou um passeio interessantes. Mas um livro? Vou voltar aos anos sessenta e trazer um pouco da minha juventude e adolescência. Tínhamos muito a fazer, como hoje ainda fazemos muito todos os dias. Apenas as situações eram diferentes e toda a novidade nos atraía. Lembro do cinema Dom Vital, lá na praça XV com algumas sessões intermináveis de bons filmes, quase sempre. As pessoas eram atraídas pelo novo, pelo inusitado. Uma tarde, em meio a semana, um avião ‘enorme’ desceu na pista do aeroclube da cidade. Dá para pensar o que aconteceu: uma verdadeira romaria para ver o avião que, em pane, encontrou a pista de Veranópolis. Hoje sei que aquele avião era da antiga Sadia e trazia perto de 30 passageiros mais tripulantes e que atraíram a atenção de boa parte da cidade, inclusive a minha. As coisas eram assim e por isso passávamos horas com os livros, que também nos permitiam viagens imaginárias.
      Mas um livro, e este provavelmente tenha desencadeado meu gosto pela leitura, foi Dom Quixote. Na escola líamos muito. Líamos em parte por cumprir normas e em parte pelo gosto que essa rigidez pelo livro acabou nos proporcionando. O engenhoso Fidalgo de La Mancha me fez rir muito com as peripécias do Cavaleiro e de seu fiel escudeiro Sancho. Moinhos e demônios não me assustaram.
        Hoje, se adolescente, talvez eu desse preferência aos muitos autores regionais. Temos editoras em Caxias do Sul que têm trabalhado muito escritores emergentes e bons escritores. Só nos falta ler seus livros e valorizar seus escritos.

*Valdemir Guzzo é professor

"O Livro da Minha Vida" é um projeto do Blog Página Virada. O blog publicará regularmente um post sobre uma obra que marcou a vida de alguém. Para participar, mande seu texto para paginaviradablog@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Ótima resenha, obrigado!

    Aí um livro que eu ainda não tive saco de arriscar.
    :-)

    ResponderExcluir